Um novo tipo de golpe vem circulando no WhatsApp e confundindo motoristas de todo o Brasil. A mensagem, amplamente compartilhada no canal de comunicação, diz que o "Detran já abriu as inscrições para o Programa CNH Social". Na sequência, o texto pede para o leitor clicar em um link, que solicita dados pessoais, como CPF, RG e endereço de residência.
A suspeita é que os criminosos utilizam as informações das vítimas para vender a terceiros ou para aplicar outros tipos de golpes. Com a repercussão da fake news, alguns Departamentos de Trânsito (Detrans), como o da Paraíba, emitiram comunicados alertando a população.
"O Detran-PB orienta ao condutor que receber alguma notificação nesse sentido (suspensão ou cassação de CNH), por meios que não sejam os oficiais, não acesse e denuncie à Ouvidoria ou órgãos policiais do estado. Os contatos do Detran com os condutores e proprietários de veículos são realizados pelos canais oficiais amplamente divulgados", diz a mensagem.
A CNH Social permite com que milhares de brasileiros consigam tirar a CNH de maneira gratuita. Desta forma, os participantes podem participar das aulas (teóricas e práticas) e fazer as provas sem qualquer custo. As taxas para realização de exames e de emissão do documento também são isentas.
Apesar disso, a iniciativa atende apenas a população de baixa renda de 19 unidades federativas - os Detrans de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo, não participam da iniciativa. Além disso, o interessado deve enviar os documentos para tentar uma vaga no programa.
Veja o passo a passo abaixo.
-
Atualize seus dados no CadÚnico;
-
Acesse o site do Detran de seu estado;
-
Preencha o formulário de inscrição;
-
Selecione a modalidade de sua preferência (A, B, etc);
-
Aguarde a divulgação dos resultados.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!