Muitas pessoas quando estão buscando um carro usado para comprar, se deparam com modelos muito bem conservados, porém com uma quilometragem alta. A razão para essa alta rodagem pode variar, sendo um veículo muito utilizado em viagens ou motoristas de táxi ou de aplicativo. Porém, muitos consumidores evitam carros com quilometragem alta.
Carros com alta quilometragem podem sim ser comprados, mas os seguintes componentes devem ser observados e checados, se possível, antes de comprar:
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Suspensão: Batidas secas, ruídos ao passar em lombadas e desgaste irregular dos pneus são sinais de problemas.
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Motor: Verifique vazamentos, ruídos metálicos, fumaça no escapamento e se o motor “bate” ao ligar frio.
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Câmbio: Teste todas as marchas, veja se há trancos (no automático) ou dificuldade de engate (no manual).
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Correia dentada: Verifique se já foi trocada, e caso não tenha sido, isso pode representar um custo imediato.
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Sistema de arrefecimento: Um carro muito rodado com superaquecimento recorrente pode esconder sérios problemas no motor.
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Interior: Desgastes excessivos em bancos, volante e pedais podem indicar uso intenso.
Segundo profissionais da Auto Mecânica Pro, estes são os principais itens a serem diagnosticados antes de realizar a compra.
Carros com quilometragem baixa demais
Alguns modelos como Toyota Corolla e Honda Civic são conhecidos por ter uma boa durabilidade de seus motores e uma mecânica robusta. Esses carros, de 10 a 15 anos atrás, que estejam com uma quilometragem mais baixa que o normal, como se fosse um carro mais novo, devem ser observados com maior atenção.
Há muitos casos de carros com hodômetros alterados, para reduzir a quilometragem e poder vender mais caro. Sempre esteja atento ao estado de conservação do veículo, caso os quilômetros rodados não combinem com a aparência, procure um profissional.
O que é considerado um carro muito rodado?
Carros muito rodados geralmente são vistos como aqueles que ultrapassam os 100 mil km. Entretanto, isso varia entre os modelos, por exemplo, um carro a diesel com essa quilometragem, pode ser visto como novo. Já um veículo flex, é tido como muito rodado, não sendo tão desejado pelos consumidores.
Mas na realidade, o que deve ser observado pela idade do modelo. Um veículo com 10 anos de idade, deve ter por volta de 150 mil km, com margem de erro de até 10 mil km, (para menos ou para mais).
Esse carro, apesar de mais rodado, tem uma quilometragem proporcional à sua idade, se comparado com outro que tenha 2 anos e 70 mil km. Essas altas quilometragens que modelos mais novos, indicam o uso excessivo.
Outro ponto essencial que deve ser observado, é o tipo de uso, urbano ou rodoviário. Caso seja um veículo usado mais em meio rodoviário, o desgaste será menor em comparação ao uso urbano. Um carro muito utilizado em cidades sofre muito com freadas, arrancadas e trocas de marcha.
Vale ressaltar a importância do histórico de manutenções. Um carro que rodou bastante mas que teve todas as revisões feitas no tempo certo, e recebeu todos os cuidados necessários, pode estar muito mais conservado que outro com baixa quilometragem. Sempre exija o manual com os carimbos das revisões.
Comprar um carro muito rodado pode valer a pena, se tiver boa manutenção e preço justo. Mesmo assim, é necessário fazer uma avaliação bem detalhada, de preferência, por um mecânico de confiança. Veículos com alta quilometragem tendem a exigir uma maior atenção e cuidados ao longo do tempo.
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