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5 carros que já podem receber placa preta em 2023

Separamos 5 modelos que em 2023 completam 30 anos e já podem ser considerados colecionáveis. São os novos candidatos à placa preta!

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Vai ser estranho ver esses modelo com placa preta? O Fusca, não!
Vai ser estranho ver esses modelo com placa preta? O Fusca, não! Foto: Vai ser estranho ver esses modelo com placa preta? O Fusca, não!

Atenção, colecionadores! Listamos 5 modelos lançados ao longo de 1993 e que, tendo alcançado os 30 anos, já podem ser considerados antigos ao longo de 2023. Porém, para que tenham seu valor histórico reconhecido e valorizados pela originalidade, é preciso obter uma placa preta, a chamada placa de colecionador.

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Chevrolet Vectra

Chevrolet Vectra preto de frente; modelo está na lista de carros que podem receber placa preta a partir de 2023.
Primeira geração do Vectra é a mais elegante

A primeira geração do Vectra foi lançado por aqui no fim de 1993, situado entre o Monza e o Omega, com 35% de componentes importados. O visual era elegante, e, de todas as gerações do sedan médio, essa foi a que envelheceu melhor (apesar da segunda geração ter sido mais impactante em sua época).

Com 2,60 metros de entre-eixos, o espaço interno do Vectra era bom, contando com um porta-malas de 530 litros. O acabamento agradava já na versão de entrada, que trazia vidro elétricos, computador de bordo, ar-condicionado que podia climatizar o porta-luvas, barras de proteção lateral e freio a disco nas quatro rodas. Ou seja, vai ser um veículo placa preta bastante equipado.

As versões GLS e CD traziam sob o capô um motor 2.0 com 116cv de potência, sendo que esse segundo pacote tinha opção de câmbio automático. Mas, a versão mais cobiçada era a apimentada GSi, com apetrechos esportivos e um motor 2.0 16V com 150cv e 20kgfm de torque.

Fiat Tipo também pode receber a placa preta em 2023

O Fiat Tipo chegou importado ao Brasil no fim de 1993, quando a marca italiana já tinha o sedan médio Tempra em sua gama. A carroceria desse hatch médio era atual (para o Brasil, já que o projeto foi lançado na Europa em 1988) e tinha opção de duas ou quatro portas. Mesmo com 2,54m de entre-eixos o espaço interno era notável.

Já ápto à placa preta em 2023, o Tipo chegou ao Brasil em versão única, bastante completa, trazendo de série ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e teto solar. O preço era considerado um bom custo-benefício, e a demanda pelo modelo foi grande. O motor era um 1.6 com 82cv e 13,3kgfm, mas depois também houve a oferta de um 2.0 8V e um 2.0 16V (o Sedicivalvole).

Fusca Itamar

Em 1993 o Fusca voltou e ser fabricado pela Volkswagen, sorte que duraria até 1996. Nesse período o modelo foi batizado de "Fusca Itamar", homenagem ao presidente que naquele contexto criou um incentivo ao carro popular que fez o modelo voltar à vida.

Como o Fusca Itamar ganhou diversas melhorias em relação ao último sedan produzido em 1986, ele é tratado de forma especial e reconhecido pela boa construção e confiabilidade. O modelo Itamar é muito valorizado no mercado de usados, e, com a placa preta certificando sua originalidade e valor histórico, tende a se valorizar ainda mais.

Placa preta em um Volkswagen Logus?

O Volkswagen Logus faz parte da era Autolatina, joint venture formada entre a Volkswagen e a Ford. O sedan de duas portas usava a plataforma do Ford Escort de segunda geração no Brasil, portanto o projeto era muito Ford. Porém, sua elogiada carroceria foi desenhada pelo departamento de design da Volkswagen.

Com 4,28m de comprimento, o Logus disputava entre os sedans de porte médio. O entre-eixos era de 2,52m e o porta-malas tinha 416 litros de volume. Em 2023, a versão de topo GLS 1.8 trazia alarme acionado na fechadura, vidros elétricos, toca-fitas digital com equalizador e ar-condicionado digital.

Ao logo de sua carreira, precocemente interrompida em 1996, o Logus teve três opções de motor: o Ford 1.6, o Volkswagen AP 1.8 AP, com 86cv e 14,5kgfm de torque, e outro AP 2.0 de 113cv. Como esse último propulsor foi oferecido só em 1994, quem quiser ter essa opção ainda precisa esperar um pouco para obter a placa preta.

Escort Europa

Ford Escort XR3 conversível de frente; modelo está na lista de carros que podem receber placa preta a partir de 2023.
Versão XR3 tinha carroceria conversível

Se a Volkswagen tinha o seu sedan baseado na segunda geração do Escort, antes ainda a Ford já vendia no Brasil o modelo atualizado. A segunda geração do Escort no Brasil seguiu as linhas da quinta geração europeia. As linhas eram totalmente novas, mas a personalidade do modelo foi preservada. Muito moderno para combinar com a placa preta?

Novamente, o destaque do Escort "Europa" era a bela versão XR3, que também estava disponível com carroceria conversível. O modelo trazia sob o capô opções de motor Ford 1.6, Volkswagen AP 1.8 e AP 2.0, esse último apenas na versão XR3.

https://www.youtube.com/watch?v=ph46QBl-thU&t=294s