UAI

Grupos antiSUVs atacam novamente... Desta vez, alvos foram carros da Land Rover

Ativistas protestaram contra a morte de duas garotas atropeladas por um Defender

Publicidade
Ativistas invadiram concessionária da Land Rover na Inglaterra
Ativistas invadiram concessionária da Land Rover na Inglaterra Foto: Ativistas invadiram concessionária da Land Rover na Inglaterra

Os SUVs dividem opiniões: alguns gostam de seu porte avantajado e suspensão elevada; outros, nem tanto. Há ainda aqueles mais radicais, que abominam esse tipo de veículo, a ponto de saírem por aí esvaziando pneus dos SUVs alheios. O último caso deste aconteceu nesta semana em Exeter, Inglaterra, quando um grupo fortemente contrário aos utilitários-esportivos realizou um ataque em uma concessionária da Land Rover.

Na ocasião, os envolvidos utilizaram furadeiras elétricas para danificar pneus de, ao menos, 60 veículos Land Rover, todos estacionados do lado de fora do showroom da loja. Eles faziam parte de uma comunidade denominado "Tyre Extinguishers" - ou "Extintores de Pneus", pela tradução livre.

Na publicação oficial do grupo, foi informado que o ataque aconteceu como forma de protesto à morte de Nuria Sajjad e Selena Lau, ambas de 8 anos, no mês passado em Wimbledon, sul de Londres. As meninas morreram após terem sido atropeladas por um Land Rover Defender que, fora de controle, invadiu o pátio da escola das meninas.

https://twitter.com/T_Extinguishers/status/1688470027836551168?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1688470027836551168%7Ctwgr%5E1482cb541cd0475b9f36cc380d6bfbb9d168f41d%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.carscoops.com%2F2023%2F08%2Fanti-suv-group-slashes-tires-on-60-land-rovers-on-dealer-lot%2F

No vídeo da publicação, embora as imagens estejam escuras, é possível ouvir o barulho - um sútil "zzzz" - da ferramenta elétrica sendo utilizada por um manifestante, enquanto ele se move rapidamente de um Land Rover para outro.

Casos como o da Land Rover são comuns no exterior

Além do mais recente caso dos veículos Land Rover vandalizados no Reino Unido, muitos outros semelhantes já aconteceram em outros países, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Nesses locais, o sentimento antiSUV é consideravelmente forte entre alguns ativistas ambientais.

Esses indivíduos enxergam os utilitários-esportivos como uma ameaça ao Planeta Terra por poluírem consideravelmente mais do que carros de tamanho menor. Além disso, eles ainda consideram esses veículos perigosos para as outras pessoas, principalmente pedestres.

No caso das duas garotas atropeladas pelo Land Rover Defender, por exemplo, os manifestantes do Tyre Extinguishers defenderam que a fatalidade talvez não teria acontecido se um carro menor fosse o envolvido no acidente.

“SUVs têm 8 vezes mais chances de matar crianças em acidentes do que carros menores. Os extintores de pneus acreditam firmemente que sua ação é uma escalada necessária para tentar impedir que esses veículos destruam mais vidas e continuem a empurrar o agravamento da crise climática à beira do penhasco.”

Tyre Extinguishers, em publicação no Twitter