A marca alemã Opel anunciou o retorno da sua divisão esportiva, agora chamada GSe. Antes, as versões nervosas ganhavam a sigla GSi (Grand Sport Injection), que agora foi rebatizada GSe (Grand Sport Electric), em referência ao novo foco do grupo, veículos esportivos eletrificados. O primeiro modelo anunciado no mercado europeu é o Astra GSe, hatch esportivo híbrido plug-in.
Disponível também como perua, o Opel Astra GSe 2023 combina um motor 1.6 THP, de 180cv, com um propulsor elétrico de 110cv. Segundo a fabricante, a potência combinada é de 225cv e o consumo médio no ciclo WLTP será entre 83 e 90 km/l.
O câmbio é automático de oito marchas. Dados como o tamanho da bateria e a autonomia do veículo em modo 100% elétrico não foram divulgados.
O esportivo é construído sobre a plataforma EMP-2, a mesma do Peugeot 308, e foi rebaixado em 10mm. Em comparação aos seus concorrentes (como o Volkswagen Golf GTE, por exemplo), o novo Astra GSe oferecerá maior estabilidade nas curvas, na frenagem e ao dirigir em altas velocidades. O carro ainda tem rodas esportivas de 18 polegadas "emprestadas" do conceito Manta GSe, criado pela Opel.
Visual do Astra GSe
A novidade híbrida da Opel recebeu uma maior abertura de ar no parachoque, que é integrado com a região dos faróis de neblina. Há um aerofólio na traseira, enquanto a cor preta adorna o teto e os retrovisores.
No interior, Astra GSe tem bancos concha da AGR revestidos em Alcantara - material de textura aveludada semelhante à camurça - e quadro de instrumentos digital com duas telas de 10 polegadas.
Previsão para o Brasil?
Como a Opel não opera no Brasil, o modelo não será vendido por aqui sob a sua "bandeira". O fabricante alemão atualmente faz parte do grupo Stellantis, que gerencia em território nacional apenas as marcas Peugeot, Citroën, Fiat, Jeep, RAM e Abarth.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!