O maior piloto brasileiro da história da Fórmula 1, Ayrton Senna, será eternizado no Autódromo de Interlagos em breve. De acordo com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), uma estátua em homenagem ao tricampeão de F1 será colocada no autódromo.
A iniciativa foi confirmada durante a inauguração da exposição "50 anos de GP no Brasil", na Oca do Parque Ibirapuera, que conta a história dos cinquenta anos do circuito de F1 no Brasil. Ela estará aberta durante os dias 18 a 20 de novembro, no mesmo fim de semana do GP de São Paulo.
Além de fotografias, serão expostos capacetes e carros utilizados nas corridas por pilotos brasileiros e de outros países. O evento conta ainda a história das provas de Interlagos, em São Paulo, e também do extinto circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Em relação a Senna, será exibida a sapatilha e o macacão vestidos pelo brasileiro no GP de 1993, além da velha e boa Lotus do início da carreira.
Museu da Fórmula 1
Os organizadores da exposição esperam que ela seja o primeiro passo para a criação de um museu do automobilismo em São Paulo. "É importante fazer um museu do automobilismo [em São Paulo] e fazer, no autódromo de Interlagos, uma homenagem a Ayrton Senna", disse o prefeito.
Ricardo Nunes contou ainda sobre uma conversa que teve com Viviane Senna, irmã do brasileiro. Na conversa, ela falou sobre a necessidade da existência de um local que sirva de memorial para o ex-piloto.
"Ela me ligou e falou: 'Ricardo, os japoneses são muito fãs do Ayrton, mas eles vêm em São Paulo e não tem um local, uma estátua, para eles visitarem e fazer uma relação de carinho. Eles vão ao túmulo do Ayrton'. Está sendo feito o trabalho para gente poder colocar uma estátua do Senna no autódromo", concluiu o prefeito, que não anunciou uma data da inauguração do monumento.
Senna e o GP do Brasil
Morto em 1994 em um acidente na Itália, Ayrton Senna venceu duas vezes o Grande Prêmio de Fórmula 1 no Brasil. Ele ficou em primeiro lugar nas provas de 1991 e 1993.
O Grande Prêmio de São Paulo deste ano está marcado para o fim de semana do próximo dia 13 de novembro e vai celebrar os 50 anos do evento no Brasil. Na corrida, o campeão antecipado Max Verstappen, da Holanda, tentará ampliar sua vantagem no campeonato. Enquanto isso, Sergio Perez, do México, e Charles Leclerc, da Polônia, brigam pela vice-liderança.
- Assista os vídeos do VRUM também nos canais do YouTube e Dailymotion: veja lançamentos, testes e dicas