UAI

Ayrton Senna vai ganhar estátua no autódromo de Interlagos

Iniciativa foi confirmada pelo prefeito de São Paulo durante a inauguração da exposição "50 anos de GP no Brasil"

Publicidade
 Ayrton Senna estreou pela McLaren no GP do Rio de Janeiro, em 1988
Ayrton Senna estreou pela McLaren no GP do Rio de Janeiro, em 1988 Foto: Ayrton Senna estreou pela McLaren no GP do Rio de Janeiro, em 1988

O maior piloto brasileiro da história da Fórmula 1, Ayrton Senna, será eternizado no Autódromo de Interlagos em breve. De acordo com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), uma estátua em homenagem ao tricampeão de F1 será colocada no autódromo.

A iniciativa foi confirmada durante a inauguração da exposição "50 anos de GP no Brasil", na Oca do Parque Ibirapuera, que conta a história dos cinquenta anos do circuito de F1 no Brasil. Ela estará aberta durante os dias 18 a 20 de novembro, no mesmo fim de semana do GP de São Paulo.

Carros competindo F1 na pista de Interlagos
GP do Brasil completa 50 anos em 2022 (Foto: AFP Photo/Nelson Almeida)

Além de fotografias, serão expostos capacetes e carros utilizados nas corridas por pilotos brasileiros e de outros países. O evento conta ainda a história das provas de Interlagos, em São Paulo, e também do extinto circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Em relação a Senna, será exibida a sapatilha e o macacão vestidos pelo brasileiro no GP de 1993, além da velha e boa Lotus do início da carreira.

Museu da Fórmula 1

Os organizadores da exposição esperam que ela seja o primeiro passo para a criação de um museu do automobilismo em São Paulo. "É importante fazer um museu do automobilismo [em São Paulo] e fazer, no autódromo de Interlagos, uma homenagem a Ayrton Senna", disse o prefeito.

Ricardo Nunes contou ainda sobre uma conversa que teve com Viviane Senna, irmã do brasileiro. Na conversa, ela falou sobre a necessidade da existência de um local que sirva de memorial para o ex-piloto.

"Ela me ligou e falou: 'Ricardo, os japoneses são muito fãs do Ayrton, mas eles vêm em São Paulo e não tem um local, uma estátua, para eles visitarem e fazer uma relação de carinho. Eles vão ao túmulo do Ayrton'. Está sendo feito o trabalho para gente poder colocar uma estátua do Senna no autódromo", concluiu o prefeito, que não anunciou uma data da inauguração do monumento.

Senna e o GP do Brasil

Morto em 1994 em um acidente na Itália, Ayrton Senna venceu duas vezes o Grande Prêmio de Fórmula 1 no Brasil. Ele ficou em primeiro lugar nas provas de 1991 e 1993.

O Grande Prêmio de São Paulo deste ano está marcado para o fim de semana do próximo dia 13 de novembro e vai celebrar os 50 anos do evento no Brasil. Na corrida, o campeão antecipado Max Verstappen, da Holanda, tentará ampliar sua vantagem no campeonato. Enquanto isso, Sergio Perez, do México, e Charles Leclerc, da Polônia, brigam pela vice-liderança.

https://youtu.be/9HdNQLGkids

  • Assista os vídeos do VRUM também nos canais do YouTube e Dailymotion: veja lançamentos, testes e dicas