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Bafômetros que detectam álcool até na pele serão realidade até 2025

Lei prevista para entrar em vigor em 2024, nos Estados Unidos, prevê novos recursos para impedir que motoristas alcoolizados consigam dirigir

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Teste do bafômetro acoplado aos veículos impedirá motoristas de trafegarem sob efeito de álcool
Teste do bafômetro acoplado aos veículos impedirá motoristas de trafegarem sob efeito de álcool Foto: Internet / Reprodução

Novas tecnologias para impedir que motoristas alcoolizados consigam dirigir devem virar realidade nos próximos anos. Entre os recursos atualmente em estudo, estão um sensor de hálito que não depende que o condutor assopre num bocal, como no bafômetro convencional: instalado na porta ou na coluna do veículo, esse equipamento é capaz de aferir a quantidade de álcool no sangue por meio da respiração.

O desenvolvimento desse novo tipo de bafômetro é impulsionada pela Lei de Empregos e Investimentos em Infraestrutura dos Estados Unidos. Tal legislação prevê que, até 2024, o governo do país deve implantar mais recursos para impedir que motoristas dirijam sob o efeito de álcool.

Outra tecnologia que está em desenvolvimento promete apontar a presença de álcool no sangue por meio da análise da pele do condutor. No caso, a detecção é feita por um feixe de luz infravermelho, instalado na alavanca de marchas ou no botão de partida do motor. Esse sistema deve estar pronto em 2025.

A ideia é que os carros equipados com o "bafômetro de respiração" ou com o leitor infravermelho simplesmente não liguem caso o motorista esteja embriagado. Os engenheiros estão, inclusive, estudando maneiras de analisar também se os passageiros consumiram ou não álcool, ou se o condutor está usando luvas: tudo para evitar que "espertinhos" consigam driblar a tecnologia.

A nova legislação, claro, causa polêmica entre os motoristas. Enquanto alguns a consideram benéfica, outros reclamam de invasão de privacidade. Vale lembrar que, nos Estados Unidos, a legislação é mais tolerante que em outros países e permite que os condutores dirijam com até 0,8mg de álcool por litro alveolar de ar expelidos no teste do bafômetro.

No Brasil, tolerância no teste do bafômetro é zero

No Brasil, não se permite que motoristas dirijam sob qualquer dosagem de álcool: porém, a legislação prevê uma margem de erro de 0,04 mg/L, relativa à aferição do bafômetro. Os números mostram que a rigidez reduziu a violência no trânsito.

No Estado do Rio de Janeiro, que realiza as chamadas Operações Lei Seca desde 2009, houve uma redução de 40% no número de vítimas fatais e não fatais em acidentes de trânsito. Ao longo de 13 anos, mais de 3 milhões de motoristas passaram pelo teste do bafômetro e cerca de 200 mil deles acabaram flagrados dirigindo embriagados.

O VRUM já flagrou um motorista com suspeita de embriaguez dirigindo em rodovia: assista ao vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=Bt7nhDXucNU