Novas tecnologias para impedir que motoristas alcoolizados consigam dirigir devem virar realidade nos próximos anos. Entre os recursos atualmente em estudo, estão um sensor de hálito que não depende que o condutor assopre num bocal, como no bafômetro convencional: instalado na porta ou na coluna do veículo, esse equipamento é capaz de aferir a quantidade de álcool no sangue por meio da respiração.
O desenvolvimento desse novo tipo de bafômetro é impulsionada pela Lei de Empregos e Investimentos em Infraestrutura dos Estados Unidos. Tal legislação prevê que, até 2024, o governo do país deve implantar mais recursos para impedir que motoristas dirijam sob o efeito de álcool.
Outra tecnologia que está em desenvolvimento promete apontar a presença de álcool no sangue por meio da análise da pele do condutor. No caso, a detecção é feita por um feixe de luz infravermelho, instalado na alavanca de marchas ou no botão de partida do motor. Esse sistema deve estar pronto em 2025.
A ideia é que os carros equipados com o "bafômetro de respiração" ou com o leitor infravermelho simplesmente não liguem caso o motorista esteja embriagado. Os engenheiros estão, inclusive, estudando maneiras de analisar também se os passageiros consumiram ou não álcool, ou se o condutor está usando luvas: tudo para evitar que "espertinhos" consigam driblar a tecnologia.
A nova legislação, claro, causa polêmica entre os motoristas. Enquanto alguns a consideram benéfica, outros reclamam de invasão de privacidade. Vale lembrar que, nos Estados Unidos, a legislação é mais tolerante que em outros países e permite que os condutores dirijam com até 0,8mg de álcool por litro alveolar de ar expelidos no teste do bafômetro.
No Brasil, tolerância no teste do bafômetro é zero
No Brasil, não se permite que motoristas dirijam sob qualquer dosagem de álcool: porém, a legislação prevê uma margem de erro de 0,04 mg/L, relativa à aferição do bafômetro. Os números mostram que a rigidez reduziu a violência no trânsito.
No Estado do Rio de Janeiro, que realiza as chamadas Operações Lei Seca desde 2009, houve uma redução de 40% no número de vítimas fatais e não fatais em acidentes de trânsito. Ao longo de 13 anos, mais de 3 milhões de motoristas passaram pelo teste do bafômetro e cerca de 200 mil deles acabaram flagrados dirigindo embriagados.
O VRUM já flagrou um motorista com suspeita de embriaguez dirigindo em rodovia: assista ao vídeo!
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