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BMW iX5 Hydrogen terá células de combustível de hidrogênio

Nova linha de produção foi inaugurada hoje e será destinada à fabricação do novo BMW iX5 Hydrogen

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Os executivos Oliver Zipse e Frank Weber inauguraram nesta quinta-feira (1) em Munique a produção do sistema de células de combustível a hidrogênio.
Os executivos Oliver Zipse e Frank Weber inauguraram nesta quinta-feira (1) em Munique a produção do sistema de células de combustível a hidrogênio. Foto: Os executivos Oliver Zipse e Frank Weber inauguraram nesta quinta-feira (1) em Munique a produção do sistema de células de combustível a hidrogênio.

O grupo BMW anunciou nesta quinta-feira (1) o início da produção de células de combustível a hidrogênio em Munique, na Alemanha. O novo aparato tecnológico promete abrir as portas da multinacional para um outro tipo de combustível, o hidrogênio, que gera energia limpa e renovável. O primeiro modelo da marca alemã a usar células de combustível será o BMW iX5 Hydrogen.

As células de combustível a hidrogênio serão colocadas em funcionamento no fim do ano durante os testes do novo veículo BMW iX5 Hydrogen. Essa novidade foi apresentada por Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração da BMW, e Frank Weber, responsável pelo setor de desenvolvimento da marca.

Como funciona uma célula de combustível de hidrogênio?

Diferente de um motor a combustão, uma célula de combustível gera energia elétrica por meio de uma reação eletroquímica. Nessa reação, hidrogênio e oxigênio são combinados para gerar eletricidade, calor e água. A eletricidade gerada alimenta o motor elétrico do BMW iX5 Hydrogen.

sistema de células de combustível de hidrogênio
Representação do sistema de células de combustível de hidrogênio (Imagem: BMW/Divulgação)

"O hidrogênio tem um papel fundamental no caminho para a neutralidade climática. Achamos que os veículos movidos a hidrogênio estão tecnologicamente posicionados de forma ideal para se encaixar aos veículos elétricos e completarem o quadro de mobilidade elétrica", disse Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração da BMW.

A BMW segue uma tendência global de ampliar a mobilidade sustentável e zerar as emissões de gás carbônico (CO²) na atmosfera. Num sistema movido a hidrogênio, o veículo gera apenas vapor de água, com emissão zero de CO².

O BMW iX5 Hydrogen

O sistema de células de combustível do iX5 Hydrogen gera uma potência contínua de 172,3cv. Ele se une a um motor elétrico e uma bateria de alto desempenho, formando um trem de força que chega a 374cv de potência total.

BMW iX5 Hydrogen
BMW iX5 Hydrogen (Imagem: BMW/Divulgação)

Com vendas previstas para 2025, o BMW iX5 Hydrogen armazena o hidrogênio em dois tanques de fibra de carbono, que comportam juntos seis quilos do gás e levam no máximo 4 minutos para serem cheios por completo.

https://youtu.be/fNnXD9u9Z-U