Em 1972, a BMW Motorsport foi criada voltada para o desenvolvimento de modelos esportivos. O seu sucesso levou a marca a ultrapassar as pistas de competição e chegar às ruas, com a produção em série para a venda ao público. Surgiu, assim, a BMW M GmbH, que comemora 50 anos em 2022.
Depois de 5 décadas, são muitos os modelos da marca que ganharam espaço no mercado. Confira, abaixo, a lista dos 10 que mais se destacaram.
1- M1 (1978), homologação especial
Criado em 1978, o M1 foi pensando para as competições de mais alto nível. Seu motor é o de seis cilindros em linha M88/1 com deslocamento de 3,5 litros, que rendia 277 cv a 6.500 rpm e 330 Nm a 5.000 rpm. Ele foi o primeiro veículo da marca levado às ruas.
A homologação desse BMW M GmbH foi especial, porque era necessário que uma quantidade mínima de exemplares fosse produzida para ela, resultando em 456 modelos fabricados em três anos.
2- M3 E30 (1985), o primeiro de sua dinastia
A geração do E30 da série 3 se tornou referência e levou à chegada de sua versão M: O M3 E30, que completa 37 anos em 2022.
O primeiro M3 era voltado para a base de veículos de competição, especificamente para o Grupo A. Por isso, a empresa optou por um motor de 2,3 litros, de 16 válvulas de quatro cilindros. Até hoje, esse modelo segue como destaque no quesito pilotagem.
3- Z3 M Coupé (1997), único em sua categoria
Lançado no final dos anos 90, o modelo Z3 virou tendência na época com seu estilo de carroceria "Shooting Brake", que sobrevive até hoje.
Sua versão M da BMW M GmbH foi a mais cobiçada, apresentando alto desempenho com um tempo de 5,4 s para uma aceleração de 0 a 100 km/h. Isso é proporcionado pelo seu motor de 321 cv de 3,2 litros, de seis cilindros. Ele apresenta, também, um diferencial traseiro autoblocante.
4- M5 E39 (1998), V8 aspirado e manual
Com aspectos simples, mas mecânica de automóveis esportivos, o M5 E39 nasceu, em 1998, como o primeiro e último modelo com motor V8 aspirado da Série 5 da BMW.
Com regulação variável das válvulas de admissão e escape, a potência do sedã era de até 400 cv, podendo fazer uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 s e atingir uma velocidade máxima de 298 km/h.
5- M3 CSL E46 (2003), “Coupé, Sports, Lightweight”
O BMW M3 CSL foi uma homenagem aos coupés mais leves das décadas de 1940 e 1950. O modelo reduziu 110kg do peso padrão de M3, com 1.382 kg, graças aos ajustes em sua construção.
O seu motor de 3,2 litros ganhou 17 cv, totalizando 360 cv, devido alterações na sua parte eletrônica e consumo. Além disso, como herança da corrida, sua suspensão era feita sob medida. E, por fim, a transmissão Sequencial M da BMW com Drivelogic e M Track Mode completava o pacote, garantindo maior precisão e velocidade possíveis.
6- M5 E60 (2005), coração da Fórmula 1
O BMW M5 E60 herdou um motor da Fórmula 1: famoso V10 aspirado que girava até as 8.250 rpm. O modelo foi o primeiro da divisão a ultrapassar os 500 cv, chegando a 507 cv.
Entre os fãs da marca, a sua versão M5 E61 Touring, cuja carroceria teve produção limitada, foi a de maior destaque.
7- M3 GTS (2010), estreitando a marca entre pista e rua
A M3 GTS, com design coupé, foi a primeira e última geração da M3 com motor V8. O modelo era, praticamente, uma versão de corrida acessível ao público BMW. Foram produzidos, apenas, 150 exemplares no belíssimo tom Fire Orange.
O seu motor V8 cresceu de 4,0 para 4,4 litros, com uma potência de 450 cv e 440 Nm. Com esse conjunto, o veículo acelerava de 0 a 100 km/h em 4,4 s e fazia velocidade máxima de 305 km/h.
8- 1M Coupé (2010), o equilíbrio perfeito
O 1M Coupé foi o primeiro modelo BMW compacto. Ele foi lançado em 2010 com um motor de seis cilindros em linha e 3 litros Twin Power Turbo com 340 cv e até 500 Nm com a função overboost.
A sua relação peso/potência era de apenas 4,4 kg/cv, o que gerava um equilíbrio ideal para a condução esportiva. Isso fez dele o rei dos coupés esportivos da época e até hoje um carro esportivo de destaque
9- M2 CS (2019), a evolução
O M2 CS, um carro esportivo e compacto, foi o auge da saga M2, trazendo grandes evoluções em relação aos seus antecessores.
O modelo é equipado com câmbio manual de seis marchas e seu motor de 3,0 litros e seis cilindros em linha Twin Power Turbo ganhou 40 cv, gerando uma potência total de 450 cv, entregues a 6.250 rpm. Além disso, o veículo foi o primeiro M2 equipado com suspensão adaptativa e freios em carbono-cerâmica como opcional.
10- M4 CSL (2022), o M mais veloz em Nürburgring Nordschleife
Depois de quase 20 anos, as siglas CSL voltam ao mercado com o M4 CSL 2022. O modelo se tornou a BMW mais rápida na pista do autódromo de Nürburgring Nordschleife, com o tempo de 7 minutos, 15 segundos e 677 milésimos.
O carro tem sua potência expandida para 550 cv e seu peso reduzido em 100 kg graças ao uso de fibra de carbono (CFRP) em diversos componentes. Além disso, sua suspensão rebaixada e ajustes especiais de tração garantem o máximo de controle nas pistas de corrida.