Ainda que esteja dando pequenos passos no Brasil, a transição para a mobilidade elétrica já é dada como certa no país. Nessa perspectiva, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) anunciou que vai construir o primeiro laboratório privado do Brasil para testagem de segurança e desempenho de baterias para carros elétricos.
Nomeado como E-mobility, o espaço será construído no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS em Viamão (RS) e contará com equipamentos rastreados e calibrados, que garantam mais segurança e melhor desempenho às baterias e estações de carga dos veículos.
O laboratório atende à crescente demanda mundial por veículos elétricos mais econômicos e deve ter investimento inicial estimado de R$ 20 milhões. O projeto é fruto de uma cooperação entre o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a PUCRS – por meio de seu complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (Labelo) – e o grupo global de certificação de produtos PCN, da Coreia do Sul.
Impulsionando a mobilidade elétrica
Além da importância para o mercado interno, que até 2035 deverá ser composto em sua maioria por veículos híbridos e elétricos, o Brasil será pioneiro na América Latina no estabelecimento dos requisitos para este tipo de produto, podendo exportar tecnologia e conhecimento aos países vizinhos.
O anúncio da construção do E-mobility no Rio Grande do Sul é um dos desdobramentos de um termo de cooperação firmado no final de 2021. O objetivo desse termo é desenvolver infraestrutura de qualidade no segmento de mobilidade, fazendo com que carros elétricos e operações cheguem aos consumidores de maneira segura, eficiente e padronizada.
Membros da PUC-RS e do Inmetro viajaram à Coreia do Sul com intuito de absorver conhecimento na área de sistemas de controle e armazenamento de energia. O diretor do Labelo-PUCRS, Israel Teixeira, declarou: “A PUCRS tem um direcionamento estratégico de inovação e desenvolvimento. Integrar esse projeto é uma missão da qual nos orgulhamos e um grande compromisso que assumimos”, ressalta.
O VRUM testou o carro elétrico mais barato do Brasil. Confira: