UAI

Carro chinês é inseguro? Novo modelo tira nota máxima em crash test

Obtendo cinco estrelas no teste, o Atto 3 da BYD desconstrói a imagem "perigosa" dos carros chineses

Publicidade
O BYD Atto 3 atingiu pontuação inferior a 70% apenas na seção de proteção dos peões
O BYD Atto 3 atingiu pontuação inferior a 70% apenas na seção de proteção dos peões Foto: O BYD Atto 3 atingiu pontuação inferior a 70% apenas na seção de proteção dos peões

O Euro NCAP publicou os resultados de sua última rodada nos testes de colisão e segurança. E, desta vez, o BYD Atto 3, o carro elétrico mais acessível do fabricante chinês, recebeu 5 estrelas - o que é uma surpresa tendo em vista o estereótipo nada seguro que as fabricantes chinesas têm com seus veículos. 

Essa fama nada positiva foi conquistada no passado por carros chineses problemáticos como o Landwind, o Brilliance BS6 e, mais recentemente, o Suda SA01, que foi descrito pelo Euro NCAP como  "muito perigoso para andar em estrada aberta”.

O Atto 3 apresentou, no teste, uma pontuação de 91% em proteção para passageiros e 89% em proteção para crianças. Quanto aos equipamentos ADAS (auxílios de condução) padrão, o Atto 3 atingiu uma pontuação de 74%. Apenas na seção de proteção aos pedestres, ele obteve uma nota inferior a 70%.

BYD Atto 3 azul, visto lateralmente em testes da Euro NCAP.
O Atto 3 atingiu pontuação de 74% na avaliação de equipamentos ADAS

BYD Atto 3 conquista espaço no mercado de carros de passeio

A BYD está presente na Europa há mais de uma década, principalmente com os ônibus. Agora, ele vai conquistado cada vez mais o mercado de carros de passeio com a chegada de três modelos, dois de alto padrão e um mais acessível, o SUV BYD Atto 3.

Outros carros chineses também obtiveram desempenho de sucesso no Euro NCAP

A classificação cinco estrelas do recém-chegado BYD Atto 3 continua a série de sucesso dos carros chineses no Euro NCAP. Com resultados semelhantes, apareceram o WEY Coffee 01 e o ORA CAT nos testes deste ano. Com isso, o estigma inseguro dos veículos do país asiático vai sucumbindo de vez.

Ao mesmo tempo, modelos de marcas de outros países alcançaram um bom nível de segurança, com cinco estrelas também. Este foi o caso do Mercedes EQE, por exemplo.

Além dele, o Volkswagen Golf 8 também obteve nota máxima (com 88% em proteção para adultos e 87% em proteção para crianças), assim como o novo BMW X1, com pontuação de 86% e 89% nas mesmas avaliações respectivamente.

Em contrapartida, o Citroën C5 X e o Mobilize Limo saíram com quatro estrelas cada. O Citroën C5 X, fabricado na China, teve uma pontuação de 82% em proteção para adultos e 87% em proteção para crianças.

  • Você conhece o canal do VRUM no Youtube?

https://www.youtube.com/watch?v=oVuRMlof6Pw