Para quem gosta de café, luxo mesmo é poder preparar a sua bebida quente ao volante do carro. Quem se importa com um engarrafamento tendo à mão uma xícara de café? Pois, já em 1959 era possível ter uma cafeteira instalada como opcional em um "reles" Fusca, projetado como o carro do povo.
A empresa alemã que vendia a cafeteira para o Fusca se chamava Hertella. Quem fez esse "garimpo" foi o Drive Austrália, que ainda ironizou a perigosa mistura entre água quente e um veículo em movimento. Mas, tá valendo, eram ou loucos anos 1950.
Como é beber café fresco em um Fusca?
A cafeteira era montada no painel, ligada diretamente ao isqueiro do Fusca e sem um botão de liga/desliga. Havia opções de 6V e 12V. O recipiente onde a água e o pó de café se misturavam podia ser retirada para lavar. Abrindo uma torneirinha, o café caia direto em uma xícara de porcelana com o fundo em metal que servia para fixa-la por magnetismo na base da cafeteira.
Ainda era possível usar a cafeteira para fazer chá. A publicação encontrou um registro que trazia o preço da do acessório à época: 65 marcos alemães. Só para comparar, em 1959 um Fusca custava 3.790 marcos alemães. Isso significa que o acessório custava quase 2% do valor do veículo. Não era barato, e, talvez por isso, o acessório não vendeu muito.
Outros modelos já vieram com cafeteira
A ideia de beber um café fresco dentro do carro já foi evocada outras vezes. Em 2012, a Fiat apresentou uma cafeteira para o 500L feita em parceria com a Lavazza. O acessório ainda trazia copos, suporte para colheres, além de recipientes para o açúcar e as cápsulas. Porém, ela não tem o charme da cafeteira da Hertella produzida para o Fusca.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!