O caminhão guincho é um tipo de veículo que salva muitos motoristas em momentos de enfrentamento de problemas inesperados no trânsito. É um tipo de veículo de extrema importância pois, com a ajuda dele, é possível desobstruir vias impedidas. Além disso, ele possibilita dar destino ao automóvel com defeito, seja devido a alguma pane ou por sofrer acidente por colisão. Até mesmo em situações de parada irregular ou existência de carcaça inoperante, o guincho pode ser acionado.
Mas, a depender do tipo de carroceria a ser guinchada, levando em consideração suas dimensões e características, além do espaço disponível para manobras, é preciso mobilizar diferentes tipos de guincho. Com funções que variam desde içar a rebocar, o tipo de caminhão escolhido para cada ocasião deve ser adequado à situação.
Saiba, então, quais os principais tipos de guinchos disponíveis no mercado atualmente para atender variadas demandas.
1 - Caminhão guincho de corrente e gancho
Um dos tipos de caminhão mais comuns no passado já se tornou obsoleto em alguns casos devido à possibilidade de dano aos veículos rebocados. Apesar de ser ideal para todos os tipos de carga, se tornou menos usual por aplicar uma pressão muito alta no automóvel rebocado, com a possibilidade de comprometimento das rodas e do de trem de força de veículos com tração 4x4.
Por isso, atualmente é mais comum ver esse modelo de caminhão sendo utilizado para transportar veículos não utilizados ou danificados que se tornaram sucata. Ou seja, aqueles que estão tão destruídos que vão direto para o ferro-velho para descarte e, por isso, não necessitam de muitos cuidados com a integridade das peças restantes.
2 - Caminhão com elevador de rodas
Tem um mecanismo similar ao caminhão de gancho e corrente, mas se diferencia pelo uso de uma espécie de “garfo” de metal no lugar das correntes. Assim, garante menos probabilidade de dano ao veículo rebocado.
Funciona a partir do encaixe do garfo de metal sob o conjunto de rodas traseiras ou dianteiras do veículo. Assim, é feita a suspensão da parte acoplada por uma talha pneumática ou um elevador hidráulico para que o carro seja levantado e puxado para o destino final.
Apesar de não ser um dos tipos de reboque mais seguros ou protegidos, certamente é um dos que oferece o serviço mais em conta, comparativamente.
3 - Caminhão guincho de plataforma
Além de um dos métodos mais comuns usado no mercado mundial, são seguros e de fácil operação. O guincho de plataforma é confeccionado em ferro anticorrosivo de alta resistência que tem parte superior plana para acoplar o veículo.
A hidráulica é usada para mover tal plataforma para cima e para baixo, para conduzir o veículo até a rampa e puxá-lo para cima, com praticidade e garantia de muito que o carregamento não causará danos ao veículo guinchado.
Muito utilizados no transporte de variedade de meios de transporte, é de uso típico para retirada de modelos envolvidos em acidentes ou que sofreram panes.
4 - Caminhão com reboque integrado
Já é um tipo de caminhão especializado para fins pesados, para puxar veículos maiores como ônibus, caminhões menores e outras plataformas. Por terem eixos extra com maior resistência ligados ao núcleo do caminhão, têm a força e estabilidade necessárias para transportar unidades maiores.
5 - Guincho pesado lança
É um tipo de guincho também usado no reboque de veículos de grande porte, tais como ônibus, carretas e outros caminhões. São acopláveis em chassis de propriedade do cliente por meio de uma espécie de “lança”. Além disso, contam com comandos hidráulicos acionados por alavancas e controle remoto sem fio para controle dos cabos, que podem aguentar até 30 toneladas.
- Acompanhe o VRUM noYouTube e Dailymotion