UAI

Caminhonete indiana com projeto global quer desafiar a Hilux

Com design agressivo e mecânica atualizada, modelo deve chegar ao mercado em 2025

Publicidade
Preços ainda não foram divulgados, mas tradicionalmente, os produtos da Mahindra são mais acessíveis que os das marcas ocidentais
Preços ainda não foram divulgados, mas tradicionalmente, os produtos da Mahindra são mais acessíveis que os das marcas ocidentais Foto: Preços ainda não foram divulgados, mas tradicionalmente, os produtos da Mahindra são mais acessíveis que os das marcas ocidentais

A marca indiana Mahindra comercializa, já há algumas décadas, picapes e SUVs em alguns mercados. Porém, o caso é que os modelos da empresa nunca tiveram design lá muito atrativo. Ao que parece, isso, agora deve mudar: a fabricante acaba de revelar uma caminhonete inédita que agrada pelo visual agressivo. Por enquanto, o veículo ainda é um protótipo, batizado apenas de "Global Pik Up".

O plano da Mahindra é iniciar a produção em série da caminhonete já em 2025. De acordo com a própria fabricante, ela será uma rival direta para picapes como Toyota Hilux e Ford Ranger. Além da Índia, a "Global Pik Up" será vendida também na Austrália e na África do Sul, entre outros mercados. A apresentação do modelo, inclusive, ocorreu na Cidade do Cabo, no continente africano.

Até o momento, a Mahindra ainda não revelou dados técnicos sobre a nova caminhonete. No entanto, a versão final, de produção em série, não deve trazer muitas alterações. As mudanças, possivelmente, ficarão por conta da retirada dos "excessos" típicos de carros-conceito, como os para-choques de aspecto incomum, os adereços no teto e o santantônio muito pronunciado, entre outros detalhes.

Caminhonete Mahinda Global Pik Up de traseira
Tampa traseira exibe o nome do fabricante em baixo relevo

A julgar pelas peças da lataria, o projeto da nova caminhonete tem origem no SUV Scorpio-N, que é um dos produtos mais recentes da Mahindra. Esse modelo, inclusive, foi notícia recentemente ao entrar para o Guiness World Records após atravessar um deserto na Austrália. Vale esclarecer que, na Índia, há também o Scorpio Classic, de geração anterior, que segue no mercado local como opção mais em conta.

Nova caminhonete da Mahindra terá inédito motor a diesel

De acordo com informações extraoficiais, a Mahindra equipará a caminhonete com um motor a diesel de nova geração. Ainda na parte mecânica, existirá a opção de câmbio automático ou manual, ambos com seis marchas. E não faltará sistema de tração 4x4 com quatro programas de atuação. A"Global Pik Up" terá ainda sistemas de auxílio à condução (Adas) e conectividade 5G.