Neste mês, a Toyota apresentou na Indonésia a caminhonete Rangga: trata-se de um modelo com proposta puramente comercial, voltada para o trabalho pesado. Inicialmente, pareceu que o utilitário ficaria restrito aos mercados da Ásia, mas acabam de surgir informações de que ele poderá ser produzido também na América do Sul. É o que revelou o site Motor1 Argentina.
A publicação apurou que a Toyota já está fazendo cotações com fornecedores para produzir a caminhonete em Zárate, no país vizinho. Essas empresas parceiras, inclusive, referem-se ao modelo como "sucessor do Rastrojero", em alusão a um antigo utilitário, com proposta semelhante, produzido por lá. No Brasil, a comparação mais semelhante seria com a picape Bandeirante.
Para se ter uma ideia de como o projeto tem foco puramente utilitário, nem mesmo a opção de cabine dupla está prevista: a Toyota oferecerá a nova caminhonete Rangga apenas com cabine simples ou na configuração chassi-cabine. Aliás, durante a apresentação, no Salão do Automóvel da Indonésia, o fabricante mostrou o veículos com carrocerias para diferentes aplicações, como food truck e ambulância.
Nova caminhonete tem motor e chassi de Toyota Hilux
De acordo com publicações asiáticas, a Rangga compartilha mecânica e chassi com outra caminhonete bem-afamada da Toyota: a Hilux. Naquele continente, estão previstos motores 2.4 turbodiesel, 2.8 turbodiesel e 2.7 a gasolina. Porém, devido à proposta comercial, o novo modelo dispensa boa parte dos equipamentos e tem interior mais despojado.
Na Ásia, o lançamento da picape está previsto para 2024. Assim, caso a Toyota realmente decida produzir a caminhonete na Argentina, a chegada ao mercado não deverá ocorrer antes de 2025. Uma curiosidade é que o nome Rangga se inspira na palavra Ronggo, que na língua javanesa, significa algo como "herói humilde" e remete a ideias de resistência e de dureza.
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