Não tem muito tempo, alguns carros brasileiros costumavam se fantasiar. E nem precisava ser Carnaval para se valer de penduricalhos e adereços para rodar enfeitado por aí, fingindo ser o que não é. As principais fantasias tinham a temática "aventureira" ou "esportiva".
- Vai pegar a estrada no Carnaval? Veja 5 dicas para uma viagem tranquila
- Ivete Sangalo é a nova voz do Waze durante o Carnaval
Talvez, a linha de "fantasias" mais conhecida tenha sido da Fiat, com as versões Adventure, com seus carros com visual aventureiro. Entre os adereços, que variavam conforme o modelo que ia entrar na folia, estavam rack de teto, molduras nas caixas de roda, para-choques exclusivos, rodas escurecidas, faróis de neblina, estribos, santantônio e lentes escurecidas.
Carros aventureiros usavam "mochilinha"
Outro artifício característico da linha Adventure era o estepe pendurado na tampa do porta-malas, para os modelos Idea e Doblò. Nesse último modelo, a "mochilinha", como o pneu auxiliar era chamado, não permitia a configuração de sete lugares. Por questão de segurança, o banco à frente do estepe era suprimido, ficando o modelo apenas com seis lugares.
Mas, para ser justo, alguns itens da família Adventure podiam ter alguma relativa serventia. A maior altura em relação ao solo era perfeita para se livrar das armadilhas da selva de pedra. O sistema Locker fazia com que as rodas motrizes não desperdiçassem "força" sem ter tração. Os pneus de uso misto tinham mais atrito fora do asfalto (apesar da rodagem mais dura e ruidosa no asfalto). Já o interior desses carros trazia instrumentos como bússola e inclinômetro.
Relembre aventureiros de outras marcas
Apesar da Fiat ter ficado mais famosa pela linha aventureira, muitas outras marcas fizeram uso dessa estratégia para agregar valor aos seus modelos. A Volkswagen teve a linha Cross, como o CrossFox e o Cross Up. A Chevrolet já colocou a Montana Off-Road e o Spin Activ para pular Carnaval nessa versões aventureiras.
Já a linha Escapade da Peugeot ficava interessante desde a perua do 207 até o furgão Partner, em que os faróis tinham uma grade de proteção. Outros modelos que entraram para a folia dos aventureiros estão o Ford Fiesta Trail, o Toyota Etios Cross e o Citroën C3 XTR, uma trinca que ficou bem menos interessante.
Esportivados também entram na folia
Outra temática que já foi mais popular, e não apenas no Carnaval, é a dos esportivados. Essa é a definição das versões de carros que só trazem adereços típicos de esportivos - aerofólio, ponteira de escape, faixas, scoop (aquela abertura no capô), spoiler, minissaia - sem que o motor tenha um ganho em performance.
Atualmente, a Chevrolet tem o Onix RS, que ao menos tem um esperto motor 1.0 turbo. Mas, a marcajá ousou em manter uma linha SS que envelheceu muito mal, como na foto que mostra desengonçados Meriva, Corsa Sedan e Astra Sedan. Definitivamente essa roupagem não "deu rock", nem samba, trazendo para o Carnaval.
Já a linha Sporting da Fiat era bem equilibrada, em modelos como Uno, Palio, Strada, Punto e Stilo. O Idea nem tanto! A linha Pepper, da Volkswagen, também era bem medida em enfeites. A folia dos esportivados tem uma lista gigante, como os Ford Fiesta Sport e Ka ST, os GT Line da Renault, entre outros.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!