Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o momento em que a Polícia aborda um carro autônomo, e este simplesmente não sabe o que fazer, tentado desviar do "enquadro". Os passageiros do veículo também ficam sem saber o que fazer, já que não estão no comando, enquanto o agente policial parece não ter percebido que o veículo tem vontade própria.
Esse é apenas mais um desafio que os desenvolvedores do carro autônomo precisa solucionar. Isso sem contar os inúmeros acidentes já relatados que, supostamente, foram causados por situações não previstas ou não reconhecidas pelo "cérebro" e pelos "olhos" (radares e câmeras) desses veículos.
Policiais agiram bem
A cena parece ser real - já que envolve uma moto e uma picape da Polícia, além de, no mínimo, dois agentes -, mas o vídeo não informa onde e quando o incidente com o carro autônomo aconteceu. O veículo é um Jaguar, como dá para reconhecer a logomarca no volante. Lembrando que o tráfego de carros 100% autônomos é restrito, dependendo do local e da tecnologia do veículo.
Os ocupantes do carro autônomo parecem levar a situação com bom humor, gesticulando e falando para o agente policial que nada podem fazer. Apesar de terem formado uma espécie de barreira com a picapona ao fundo, os policiais não agiram com truculência, apenas gesticulando para o veículo encostar e se aproximando para ver o que está acontecendo, sem empunhar armas (o agente da picape parece estar dando cobertura ao parceiro).
Carro autônomo pode ser solução de mobilidade urbana
Apesar de parecer que ainda estamos longe de termos carros autônomos andando livremente por aí, são grandes as vantagens desse tipo de mobilidade. O trânsito ficou tão caótico nos grandes centros urbanos, que muitos abririam mão da sensação de liberdade que um carro convencional proporciona para usufruir das maravilhas de um trânsito onde a sinalização e os veículos funcionam de forma integrada, o que, no mínimo, reduziria o tempo de deslocamento.
Confira o vídeo:
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!