Quem lembra da cômica - para não dizer trágica - cena da TV brasileira em que Ana Maria Braga é atropelada ao vivo por um carro autônomo que fazia participação no programa Mais Você, da Globo? O episódio, que aconteceu em 2013, acabou se tornando um meme viral nas redes sociais e até hoje é lembrado - afinal, não é todo dia que se vê uma das apresentadoras mais influentes da televisão passando por uma situação dessa em rede nacional.
Depois do leve acidente, Ana Maria Braga, que não teve nenhuma fratura, passou por uma bateria de exames, mas foi liberada logo em seguido. Apesar disso, o "mico" ao vivo não foi perdoado pelos internautas, sempre prontos para "memificar" qualquer coisa.
E você já se perguntou que carro autônomo é esse responsável por protagonizar um dos memes mais comentados da televisão brasileira? Pois bem, o veículo, produzido em 2008, se chama IARA, sigla de Intelligent Autonomus Robotic Automobile, e, na época, era uma criação de pesquisadores brasileiros, mais especificamente de alunos e professores do Laboratório de Computação e Auto Desempenho da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo).
Em 2013, a equipe responsável pelo carro autônomo foi então convidado para mostrar a criação no programa Mais Você, de Ana Maria Braga. Quando chegou o grande dia, na manhã de 22 de abril, tudo parecia correr bem e a apresentadora chegou a andar no automóvel. Porém, ao final da matéria, o inusitado aconteceu: o veículo deu ré 'sozinho', desceu a ladeira, e acabou atropelando a apresentadora e o entrevistado, o professor Alberto Ferreira de Souza.
Segundo apuração feita pelo G1, Souza, o responsável pelo projeto, explicou que o incidente foi um erro humano, e não uma falha do carro autônomo.
"Naquela época, a tecnologia já estava bem avançada. No dia do programa, a IARA fez o que era previsto direitinho. A própria Ana Maria Braga estava com o controle. Ela foi sozinha dentro do carro, só com o cinegrafista, até o lugar que era esperado que ele parasse. Só que depois que a Ana Maria saiu, ele não estava com o freio de mão puxado, e quando o veículo passou para o modo manual, ele desceu."
Alberto Ferreira de Souza
Como o carro autônomo opera?
O sistema autônomo do IARA foi instalado em um Ford Escape Híbrido, que veio importado dos Estados Unidos. Feita a modificação, o Ford se tornou capaz de trafegar sem a necessidade de um motorista ao volante.
A tecnologia do automóvel opera através de sensores LiDAR (Light Detection and Ranging ou detecção de luz e alcance, na tradução livre). Com ela, o IARA consegue captar, por meio de pulsos de luz, o que está ao seu redor e a que distância o corpo está.
Além disso, o carro autônomo também é equipado com uma série de câmeras que auxiliam ainda mais na detecção de obstáculos no caminho. Assim, o veículo consegue "andar sozinho" seguindo uma reta pré-programada no GPS acoplado a ele.
Quando apareceu no programa da Ana Marian Braga, o IARA ainda estava sendo testado e nunca havia, de fato, trafegado sem intervenção humana. No entanto, segundo apuração feita pelo Portal UOL, depois daquele fatídico dia em rede nacional, o carro continuou sendo aperfeiçoado e chegou até a pegar estrada em modo autônomo, indo de Balneário de Guarapari à Vitória, um trajeto total de 74 quilômetros.
O episódio, inclusive, gerou grande repercussão entre órgãos públicos, já que, segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), não é permitido que carros circulem sem as duas mãos do motorista no volante. No caso do IARA, porém, quando em modo autônomo, o veículo não necessita disso. Mas, como a lei é clara, a resolução foi de que o IARA só poderá trafegar "sozinho" fora de vias públicas, em locais fechados.
Por onde anda o IARA hoje?
Hoje, o carro autônomo que fez com que Ana Maria Braga fosse atropelada ao vivo continua no laboratório da UFES, conforme apurado pelo G1.
O veículo, que já soma mais de 9 mil quilômetros rodados, é quase que uma atração na universidade, servindo, a todo momento, para pesquisas e experimentações de alunos e professores. Além disso, a tecnologia IARA deu origem, inclusive, ao primeiro ônibus autônomo da América Latina, criado em conjunto pela a fabricante Marcopolo e a startup capixaba de mobilidade autônoma Lume Robotics.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!