Um carro elétrico desenvolvido por estudantes da Universidade Tecnológica de Eindhoven, na Holanda, mostrou ser capaz de reter gás carbônico (CO²) do ar enquanto está em funcionamento. Chamado de 'Zem', o protótipo usa um filtro especial que captura e armazena o CO², grande vilão do aquecimento global. Segundo os alunos, o carro capturou o equivalente a 2 kg de CO? em 20.000 km rodados.
A TU/ecomotive, equipe de estudantes responsáveis pelo projeto, argumenta que se todos os carros de passeio fossem elétricos e tivessem essa mesma capacidade de capturar CO², os problemas climáticos seriam bem menores. Isso é fato: existem mais de 1 bilhão de veículos em todo o planeta, e a grande maioria ainda emite boa quantidade de poluentes na atmosfera.
CO² e sustentabilidade
O Zem ainda está em fase inicial, dizem os estudantes, e ainda não possui todas as respostas para alcançar a sustentabilidade desejada. O descarte do dióxido de carbono retido é um dos principais problemas que eles enfrentam. Onde o usuário eliminaria esse componente?
A TU/ecomotive espera no futuro que o CO² possa ser despejado em estandes de coleta nos postos de carregamento de energia, ao mesmo tempo em que o veículo recarrega sua bateria.
Outro problema do projeto é que o filtro precisa ser trocado a cada 300km. A equipe trabalha para que a capacidade de armazenamento do CO² seja ampliada, de modo que o veículo consiga contribuir ainda mais na luta contra a emissão de poluentes.
A principal expectativa do grupo é conseguir produzir todo o carro elétrico sem emitir CO², ou seja, com uma fabricação neutra em carbono. Algumas peças já são produzidas assim: o chassi e os painéis da carroceria do Zem, por exemplo, são fabricados com impressão 3D. Além disso, a equipe de alunos imprime plásticos recicláveis ??que podem ser triturados e reutilizados em outros projetos.
A ideia de capturar CO? está ganhando cada vez mais força como uma das muitas soluções para mitigar os efeitos da mudança climática. Também estão nessa luta os carros elétricos a bateria, energias renováveis ??e os movidos a hidrogênio verde.
O VRUM fez uma reportagem sobre o iCar, o carro elétrico mais barato do Brasil. Vem conferir: