Nesta semana, está acontecendo, em Las Vegas, a Consumer Electronics Show (CES) 2023, uma das maiores feiras anuais sobre tecnologia e eletrônicos. O evento mal começou e a Chrysler já deu o que falar ao apresentar um inovador conceito de cockpit com tela de 37,2 polegadas.
A tecnologia será de próxima geração na América do Norte, sendo baseada na plataforma de veículos elétricos da Stellantis, a STLA. Isso incluirá diversos recursos autônomos e digitais.
O conceito é de dois lugares e foi exposto sem carroceria. O design e a essência são baseados no Airflow Concept, o protótipo de carro que a Chrysler apresentou há um ano na CES 2022.
Mas o que, de fato, intriga é a gigantesca tela de 94cm (37,2 polegadas), que percorre o painel de um extremo ao outro, alojando todos os comandos e serviços centrais do veículo. Este conceito de cockpit foi apelidado pela marca de Chrysler Synthesis e ele estará disponível, também, para jogo on-line.
Os recursos da nova tecnologia cockpit da Chrysler
De acordo com a Chrysler, o cockpit apresentado abrigará a tela com um sistema de infoentretenimento que estuda as preferências do proprietário e, ao longo do tempo, se ajusta a elas.
Além disso, atualizações sem fio permitirão que a montadora atualize o software da plataforma STLA, mantendo-o, assim, sempre melhor.
O novo sistema desenvolvido pela Chrysler alimentará, também, um assistente virtual que funcionará de forma sincronizada a todos os aspectos do dia a dia do proprietário. Ele poderá trabalhar dentro e fora do carro, sugerindo rotas de direção, recomendando locais de estacionamento e recarga, ajudando o motorista com serviços de comércio eletrônico, entre outros.
Segundo a marca, a plataforma oferecerá direção autônoma de nível três. Com isso, os motoristas poderão tirar as mãos do volante e os olhos da estrada.
O cockpit tem proposta sustentável
Além de toda a inovação e tecnologia prometida, o conceito apresentado pela Chrysler foi idealizado segundo valores sustentáveis. Segundo a montadora, ele inclui materiais ecológicos, como plásticos reciclados, curtimento vegetal etc. Ele dispensa todos os cromados também.
Ao mesmo tempo, o painel de instrumentos é feito em urze e o piso, em nogueira. Ambos são ecológicos e ainda conferem um apelo sofisticado e moderno ao interior do veículo.
Um dia no futuro
Segundo a Chrysler, a proposta da exposição na CES é oferecer aos visitantes "um dia na vida de um futuro proprietário de modelos da marca".
Os participantes também podem experimentar, no conceito, os modos Chill, Zen e Fun, que permitem a criação de suas próprias músicas enquanto dirigem de forma autônoma.
Você conhece o canal do VRUM no Youtube? Clique aqui para conferir vídeos de testes, dicas do Boris e muito mais...