UAI

Carros elétricos devem ter mesmo preço que os a combustão até 2025

Pelo menos, é esta a ideia da GM, como manifestou Mary Barra, CEO da marca

Publicidade
O Equinox é um dos modelos elétricos da GM que chegarão ao Brasil em breve
O Equinox é um dos modelos elétricos da GM que chegarão ao Brasil em breve Foto: O Equinox é um dos modelos elétricos da GM que chegarão ao Brasil em breve

Embora estejam crescendo cada vez mais no mercado mundial, os carros elétricos ainda têm um longo caminho pela frente. Além do ponto de vista técnico, esses veículos precisam evoluir, também, no aspecto de custos e receitas. Afinal, só assim será possível que seus preços fiquem mais acessíveis aos consumidores.

O CEO da Volvo já afirmou que pretende que o preço dos carros elétricos seja igual ao dos modelos a combustão até 2025. Agora, a CEO da GM, Mary Barra, também manifestou a mesma ideia. A informação foi apurada pelo Inside EVs da Argentina.

Segundo a executivo da marca, até o referido ano, o conglomerado norte-americano espera produzir um milhão de unidades elétricas. Essa quantidade renderia, então, vendas de veículos, benefícios de crédito de imposto sobre emissões e vendas de software e peças de reposição.

Ainda levará tempo para que os carros elétricos gerem lucros

Segundo o diretor financeiro da GM, Paul Jacobson, um bom tempo ainda será necessário até que os carros elétricos gerem lucros de forma individual. Concretamente, ele coloca as margens em "baixo a médio dígito" em 2025.

Esperava-se que a GM obtivesse lucros imediatos com sua nova geração de modelos EVs, especialmente com a plataforma Ultium. Porém, a expectativa não considerou os gastos com investimentos, como os destinados à conversão das atuais plantas ou à construção de fábricas de baterias, dentre outros.

O compromisso da GM com a eletrificação

Assim como outras montadoras, a proposta da GM de baixar os preços dos carros elétricos envolve diversos segmentos e marcas, da Hummer à Chevrolet, passando pela Cadillac.

Com o objetivo de entrar totalmente no mundo dos veículos elétricos até 2035, a gama da montadora promete ser ampla, desde pequenos modelos e SUVs, a grandes picapes.

O catálogo da marca receberá, por exemplo, veículos elétricos como a picape GMC Sierra, um SUV da Cadillac, entre outros.

Além disso, o empenho por parte da GM em manter as plataformas dos carros elétricos aprimoradas e atuais também revela o seu comprometimento com a eletrificação.

A Chevrolet já lançou o Equinox e o Blazer EV, dois carros elétricos que virão ao Brasil em 2023. Além deles, o Bolt EV já é vendido aqui.

O VRUM já testou o Chevrolet Bolt EV; confira o vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=6qoQ4J--9WA