UAI

Saiba porquê os carros elétricos complicam o trabalho das cegonheiras

Transportadoras de carros dos Estados Unidos estão pressionando o governo para aumentar o limite de peso permitido

Publicidade
Nos EUA, o valor de peso limite para as transportadoras cegonheiras é incompatível com o peso dos veículos elétricos
Nos EUA, o valor de peso limite para as transportadoras cegonheiras é incompatível com o peso dos veículos elétricos Foto: Nos EUA, o valor de peso limite para as transportadoras cegonheiras é incompatível com o peso dos veículos elétricos

Uma norma americana de 1975 estabelece que o limite de carga em caminhões está restrito a 80 mil libras (cerca de 36 toneladas) de peso bruto por veículo. No entanto, com a popularização dos carros elétricos e suas baterias pesadas, as cegonheiras (os caminhões que transportam veículos) não conseguem transportar a mesma quantidade de carros convencionais.

Diante disso, o setor de transporte está pressionando o governo americano para aumentar o limite de peso permitido. A American Trucking Associations solicitou um aumento de 10% no limite de peso. Isso tornaria viável o transporte dos automóveis elétricos nas rodovias dos Estados Unidos.

Como referência, a Ford F-150 Lighting, 100% elétrica pesa aproximadamente 726 quilos a mais que o mesmo modelo com motorização convencional. O Volvo XC40 Recharge (elétrico), por sua vez, é cerca de 454 quilos mais pesado que um XC40 a gasolina.

Padrões atuais estão desatualizadas para os carros elétricos

De acordo com a Reuters, veículo de mídia americano, a indústria de transporte de automóveis alega que os limites atuais de peso para caminhões e carretas que circulam pelas estradas dos Estados Unidos estão desatualizados, tendo em vista sua incompatibilidade frente a popularização dos carros elétricos.

O padrão atual, restrito a 36 toneladas, foi estabelecido em 1975, quando um Honda Civic pesava 712 quilos, o que representa aproximadamente metade do que ele pesa agora.

Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, o peso médio de um carro ou picape nas estradas americanas aumentou de 1.451 para 1.905 quilos nos últimos 40 anos. Isso sem contar com o fator eletrificação. Ou seja, no caso dos carros elétricos com suas baterias pesadas, a massa aumenta ainda mais em relação ao passado e compromete a logística das cegonheiras.

Além disso, apesar de os carros elétricos serem uma minoria relativa hoje, esse cenário, provavelmente, será invertido em breve, já que a meta é que todas as vendas de veículos sejam eletrificadas até 2030 nos Estados Unidos. Nos demais países, embora os prazos sejam diferentes, a totalidade elétrica também é um objetivo.

Caso os limites de peso não sejam ajustados, as empresas de transporte não terão outra escolha senão distribuir as entregas de veículos elétricos entre mais cegonheiras. Isso, certamente, levaria a atrasos nos pedidos e a aumentos dos custos logísticos.

Porém, do outro lado dessa disputa, estão os defensores da segurança, os quais argumentam que caminhões mais pesados na estrada enfrentariam maiores dificultas ao frear, aumentando as chances de acidentes.

O VRUM já testou o iCar, um dos carros elétricos mais baratos do Brasil; assista o vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=qt2gowkBTv8&t=225s