Os carros elétricos conquistaram uma parcela significativa do mercado e já respondem por 10% das vendas globais no ano passado. É o que mostra um levantamento do The Wall Street Journal: de acordo com o levantamento, a comercialização de automóveis de propulsão totalmente verde cresceu nada menos que 68% em relação a 2021.
O relatório aponta que aproximadamente 7,8 milhões de automóveis de propulsão totalmente verde foram vendidos em 2022. A China, que é o maior comprador de automóveis do mundo, também é o maior consumidor de carros elétricos. No país asiático, esses modelos já responderam por 20% do mercado no ano passado.
Na Europa, alguns países já superam a China em termos de participação de mercado, mas não em vendas totais. É esse o caso da Alemanha, onde os carros elétricos têm uma parcela 25% no número de emplacamentos. No continente como um todo, porém, esse índice é exatamente de 10%, já que, em outros mercados locais, veículos híbridos e convencionais, a combustão, ainda têm grande procura.
Por sua vez, os Estados Unidos ainda registram baixos índices de compra de carros elétricos em relação a outros países desenvolvidos. Por lá, a participação desses modelos no mercado é de apenas 5,8%. De qualquer modo, tal índice já cresceu em relação a 2021, quando os veículos de propulsão verde respondiam por apenas 3,2% das vendas.
Marcas de carros elétricos
Ainda de acordo com o relatório, a líder de mercado entre as fabricantes de carros elétricos é a Tesla. Em seguida, vêm duas empresas chinesas: BYD e SAIC. Mais tradicionais, as marcas Volkswagen, Ford e GM aparecem em sequência, nessa ordem. Em 2023, porém, a demanda por veículos desse gênero pode diminuir, em função da alta dos preços da energia elétrica na Europa.
Andamos no BYD Tan EV: o SUV elétrico que esbanja em tecnologia: assista ao vídeo!