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Carros estranhos: conheça 5 modelos com formatos e designs mais exóticos do mercado

Lista peculiar vai de designs futuristas com cara de espaçonave a carros com menos de 100kg

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Modelo peculiar com cara de nave espacial é um dos 5 carros mais estranhos do mundo
Modelo peculiar com cara de nave espacial é um dos 5 carros mais estranhos do mundo Foto: Modelo peculiar com cara de nave espacial é um dos 5 carros mais estranhos do mundo

Em formato de pirâmide, com três rodas ou apenas um lugar: essas são algumas das características dos carros mais estranhos já apresentados pelas montadoras. De conceitos a modelos que foram às vendas até mesmo aqui no Brasil, conheça cinco dos carros com os formatos mais estranhos do mercado:

Peugeot BB1

O primeiro da nossa lista é o Peugeot BB1, um carro conceito 100% elétrico, apresentado pela marca em setembro de 2009, no Salão do automóvel de Frankfurt. Ele tem dois motores incorporados às rodas traseiras, que geram potência de 20cv e torque de 32,63kgfm.

Segundo a montadora, o veículo seria capaz de acelerar de 0 a 30km/h em 2.8 segundos, atingindo velocidade máxima de 90km/h e autonomia de 120 quilômetros. O carrinho estranho da Peugeot ainda trazia quatro lugares, em seus 2,5m de comprimento e 1,6m de largura.

No design, o conceito contava com para-brisa inclinado para a frente, portas com abertura invertida e câmeras no lugar dos retrovisores. Na tecnologia, o carro 'diferentão' ainda trazia algumas inovações – para a época – como tecla de partida, botão giratório (com os comandos de estacionamento (P), marcha para frente e ré) e um guidão no lugar do volante.

Na manopla esquerda do guidão estavam localizados o acelerador e freio – já que o minicarro não trazia pedais – e na manopla direita estavam as setas.

Carro estranho da Citroën: Karin 1980

O conceito da Citroën surgiu como uma emergência da marca de ter um modelo inovador para apresentar no Salão do Automóvel de Paris de 1980. Criado pelo designer britânico Trevor Fiore, o carro tinha formato piramidal, com uma enorme área envidraçada e um pequeno teto com tamanho equivalente a uma folha de papel A3 (42×29,7 centímetros).

No interior, o carro estranho com cara de nave espacial era tão peculiar quanto na área externa. Com volante centralizado, rodeado de botões e comandos, o conceito trazia três bancos, sendo o do motorista no meio e os dois dos passageiros, um de cada lado. O revestimento é em tons de bege e a sensação no interior minimalista é de um veículo futurístico, típico de filme de ficção.

Romi Isetta

Já o Romi Isetta foi lançado há 67 anos, em 5 de setembro de 1956. Diferente dos dois conceitos já apresentados, esse carro foi efetivamente vendido, sendo o primeiro veículo de passeio fabricado em série no Brasil. Com 72% das peças sendo fruto do mercado nacional, o modelo foi produzido por cinco anos no país e levou cerca de 3 mil unidades do carro estranho para o trânsito brasileiro.

Com apenas 2,28m de comprimento e 1,38m de largura, o primeiro Romi Isetta trazia motor dois tempos bicilíndrico de 236cm³ e 9,5cv. Nessa configuração, o carrinho original fazia 25km/l e, com o auxílio de um câmbio de quatro marchas, atingia máxima de 85km/h. Em 1959, o modelo ganhou motor quatro tempos monocilíndrico de 298cm³ e 13 cv.

Corbin Sparrow

O Corbin Sparrow foi uma das primeiras tentativas de carro elétrico compacto a aparecer no mercado. Lançado em 1996, o veículo conceito Sparrow fez sua estreia no Salão do Automóvel de São Francisco, como o primeiro veículo elétrico de um passageiro.

O minicarro americano foi produzido até 2002, mas foi retirado do mercado devido a falhas mecânicas. Em 2008 e 2013 novas versões foram anunciadas, mas desde então o pequeno carro estranho desapareceu do catálogo da marca.

O carro com design curioso, lançado há 27 anos, tinha 2,43m de comprimento, 1,22m de largura, 1,45m de altura e 1,83m de distância entre-eixos. Em 2008, o modelo chegou a ser anunciado por US$ 29.995 (o equivalente a R$ 146 mil).

O último modelo da lista de carros estranhos é o Peel P50

Para fechar a lista dos carros estranhos temos um verdadeiro micro carro: o Peel P50. O 'pequenino' tem 1,37m de comprimento, 0,9m de largura – ou seja menos de 1m –, 1,2m de altura e 1,27m de entre-eixos. Pesando apenas 60kg, o menor carro do mundo não tem marcha a ré. Isso porque, por ser tão leve, o carro pode – e deve – ser manobrado manualmente.

Este carrinho tem motor de 49cm³, à gasolina, e transmissão manual de três velocidades. Além disso, o pequeno carro estranho consome em torno de 2,8 litros por 100 quilômetros percorridos, oferecendo uma potência de 4cv e máxima de 61km/h.

Esse carro estranho traz porta única localizada do seu lado esquerdo, um pequeno limpador de para-brisa e farol único central localizado acima da placa de identificação do veículo. Na sua traseira, há somente as duas lanternas de freio, que contornam o espaço destinado a placa traseira.