Para alguns, o Halloween parece fazer sentido apenas nos submundos das bruxas, dos seres sobrenaturais e das criaturas horripilantes no geral. Mas, para nós, amantes de veículos, sempre há um “jeitinho” de levar a coisa para o universo sobre rodas. Que tal, então, 5 carros que são tão feios que chegam a assustar? E poderiam, facilmente, fazer parte de uma atração de terror – pelo menos, na nossa opinião!
Bom, não é novidade para ninguém que alguns lançamentos automotivos deram muito o que falar nesse sentido, fugindo de todo e qualquer padrão convencional de design da época e arriscando novos ideais que acabaram não caindo tão bem assim. Afinal, visuais diferenciados podem, sim, ser valorizados pela autenticidade, mas convenhamos: para tudo há limites, não é mesmo? E, pelo visto, alguns modelos passaram dos limites no quesito ousadia. Confira-os mais abaixo.
De qualquer forma, vale lembrar que a lista de carros feios feita aqui não passa de uma brincadeira – baseada em alguns consensos e opiniões populares do meio. Mas claro: gosto é, sempre, relativo e cada um tem o seu!
1 - Carros feios: Fiat Multipla
E para começar a lista de Halloween, não há nenhum mais representativo que ele: o Fiat Multipla (o da foto de capa da matéria)! Tratado por muitos como o carro mais feio do mundo, o modelo foi produzido entre 1998 e 2010 sobre a plataforma do Fiat Brava.
O que mais chama a atenção no seu visual um tanto quanto esquisito é o desnível que existe entre o capô e o para-brisa, formando quase que um degrau. Para completar, os faróis são "mini", destoando completamente da estrutura "grandalhona" do veículo.
Apesar disso, o Multipla tem lá seus defensores, especialmente porque a sua excentricidade foi tão consagrada que ele se transformou quase que em um ícone do mundo automotivo – mas não por motivos positivos exatamente. Para os que gostam de guardar peças marcantes na coleção, o veículo pode ser bastante interessante então. E se este for o seu caso, a notícia é boa: segundo a imprensa italiana, o modelo, ao que tudo indica, retornará ao mercado nos próximos anos, mas com estrutura de SUV compacto.
2 - Mitsuoka Orochi
Para quem bate o olho de primeira, este carro chega a parecer uma criatura alienígena – o Jumba Jookiba, o alienígena de quatro olhos do filme Lilo & Stitch! E a semelhança se constrói pela frente do veículo que exibe as lanternas e os faróis em quatros círculos separados e quase do mesmo tamanho, dando a impressão que o modelo tem quatro olhos também, assim como o Jumba.
Além disso, alguns desníveis na carroceria foram pensados para fazer referência às guelras e escamas dos peixes, mas acabaram trazendo o acabamento perfeito para o que seria a pele do alienígena. Lembrando um monstro extraterrestre, este carro feio parece ser a atração de Halloween perfeita para os amantes de veículos!
Apesar das controvérsias, o modelo foi criado pela Mitsuoka, uma pequena montadora automobilística japonesa, para ser um carro esportivo. Ele foi lançado originalmente em 2001, sendo equipado com motor V6 3.3 de 233cv de potência. Nada mal!
3 - Carros feios: Pontiac Aztek
Lançado em 2000, este carro parece ser duplamente feio e esquisito. Primeiro, pelo seu visual claramente desarmônico; segundo, por nos trazer uma estranha sensação familiar, em função dos acabamentos que, bizarramente, lembram um pouco os SUVs modernos. Parece que, nessa vez em específico, a quebra de padrão foi além da chacota e acabou virando uma tendência no futuro – mas, claro, muito mais aprimorada.
Com carroceria volumosa, rodas minúsculas, dianteira desnivelada e faróis e lanternas bem destoantes, o Pontiac Aztek até chegou a ser o precursor de alguns atributos que, atualmente, são aclamados entre os SUVs, como o vidro traseiro inclinado, a grande grade frontal de duplo rim (que lembra até os modelos BMW), entre outros. Apesar disso, fato é que ele tal como se apresenta é uma verdadeira aberração. Nada parece combinar muito bem.
Embora tenhamos selecionado o modelo para o nosso especial de Halloween, reconhecemos também que ele, por outra perspectiva, deve ser aplaudido por ser um ícone incompreendido à frente de seu tempo! Palmas!
4 - Volkswagen 181 - ‘The Thing’
Como o próprio nome já sugere, este Volkswagen parece ser uma criatura inominável de tão bizarro que é – The Thing, A Coisa, em português. Misturando uma dianteira que lembra o fusca com uma estrutura de Jipe, este carro entra em peso para a lista de carros feios do Halloween.
O veículo foi construído na Alemanha para o uso do Exército na década de 1960 e só virou modelo de venda pública 20 anos depois, quando, curiosamente, foi até bem recebido pelo público. E aí, você teria sido um dos seus compradores? Ou optaria por um caminho mais convencional do mundo automotivo da época?
Pouco tempo depois de começar a ser vendido, o 181 precisou sair de linha em decorrência das normas de segurança que se tornaram mais rígidas.
5 - Carros feios: Daihatsu Midget
Se o nome já é feio, o carro em si é mais ainda! Seria ele uma espécie de "mini caminhonete" de brinquedo? Ou melhor: um Smart ForTwo com uma caçamba proporcional ao seu tamanho e uma roda, absurdamente, instalada bem no meio do capô! Ou então: a picape mais compacta que já existiu! Bom, é até difícil dizer o que esse carro é. Mas, uma coisa ele, com certeza, não é: bonito.
Essa micro caminhonete, no Halloween, seria facilmente aqueles monstros que de tão aberrantes chegam até a ser grotescos – e cômicos.
Lançado na década de 1950, no Japão, como um Kei-car (modelos de porte mini), o Daihatsu Midget é um monovolume com menos de quatro metros de comprimento e mini motor de 30cv e 660cm³.
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!