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Americanos não estão carregando os híbridos plug-in na tomada

Pesquisa revela que os americanos estão rodando muito pouco no modo elétrico, e seus carros híbridos estão emitindo além da média

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Híbridos plug-in e elétricos ainda são beneficiados por incentivos fiscais
Híbridos plug-in e elétricos ainda são beneficiados por incentivos fiscais Foto: Híbridos plug-in e elétricos ainda são beneficiados por incentivos fiscais

Um estudo publicado pelo Conselho Internacional de Transporte Limpo (International Council on Clean Transportation - ICCT), nos Estados Unidos, concluiu que os usuários de carros híbridos plug-in (PHEV) não estão utilizando o veículo no modo elétrico na proporção esperada.

Cruzando dados de consumo reportados pelos usuários (no site Fuelly.com) e a distância percorrida com o motor a combustão desligado, obtido junto ao California Bureau of Automotive Repair (BAR), a pesquisa estima que os carros híbridos plug-in (PHEV) estão rodando entre 25% e 65% menos a distância esperada no modo puramente elétrico. Assim o consumo de combustível aumenta entre 42% e 67%, diz o estudo.

O que se espera dos carros híbridos plug-in?

Os carros híbridos plug-in (PHEV) são aqueles dotados tanto de motor a combustão, quanto elétrico. Sua particularidade é que as baterias que alimentam o motor elétrico podem ser recarregadas na tomada. As baterias usadas nesses veículos também entregam autonomia maior, sendo que esses modelos chegam a rodar 50 quilômetros (à vezes até mais) no modo puramente elétrico.

Nas mãos de um usuário dedicado, é possível fazer todas as corridas urbanas no modo elétrico. Assim, o motor a combustão de um carro híbrido plug-in (PHEV) seria usado mais como uma garantia para pegar estrada, quando não houver uma estrutura de recarga rápida.

Falta de estrutura de recarga pode se uma justificativa

Eletropostos da Volvo no corredor entre São Paulo e Belo Horizonte, para recarga de carros elétricos. Esse carregador fica na cidade de São Gonçalo do Sapucaí (MG).
Carregador é de 150 kWh, voltado para recargas rápidas

Porém, quando o usuário do carro híbrido plug-in (PHEV) não faz a recarga na tomada, o motor a combustão acaba entrando em uso. Para piorar, esse motor vai emitir mais que o de um carro comum, já que ainda terá o sobrepeso das baterias e do motor elétrico, que passam a ser peso morto dentro do veículo.

O estudo sugere que os primeiros usuários dos híbridos plug-in (PHEV) tinham fácil acesso à recarga em sua residências. Porém, os mais recentes não contam com essa estrutura, o que dificulta a recarga. O ICCT recomendou um melhor treinamento do clientes no momento da entrega do veículo nas concessionárias, visto que o carro híbrido plug-in seria mais difícil de ser operado (Será? Basta colocar na tomada!).

A pesquisa ainda sugere adotar medidas para estimular a recarga, como reduzir o tamanho do tanque de combustível (o que entra em choque com a proposta do carro), ou estabelecer um mínimo de distância percorrida no modo puramente elétrico. A informação é do CarBuzz.

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