Um estudo publicado pelo Conselho Internacional de Transporte Limpo (International Council on Clean Transportation - ICCT), nos Estados Unidos, concluiu que os usuários de carros híbridos plug-in (PHEV) não estão utilizando o veículo no modo elétrico na proporção esperada.
Cruzando dados de consumo reportados pelos usuários (no site Fuelly.com) e a distância percorrida com o motor a combustão desligado, obtido junto ao California Bureau of Automotive Repair (BAR), a pesquisa estima que os carros híbridos plug-in (PHEV) estão rodando entre 25% e 65% menos a distância esperada no modo puramente elétrico. Assim o consumo de combustível aumenta entre 42% e 67%, diz o estudo.
O que se espera dos carros híbridos plug-in?
Os carros híbridos plug-in (PHEV) são aqueles dotados tanto de motor a combustão, quanto elétrico. Sua particularidade é que as baterias que alimentam o motor elétrico podem ser recarregadas na tomada. As baterias usadas nesses veículos também entregam autonomia maior, sendo que esses modelos chegam a rodar 50 quilômetros (à vezes até mais) no modo puramente elétrico.
Nas mãos de um usuário dedicado, é possível fazer todas as corridas urbanas no modo elétrico. Assim, o motor a combustão de um carro híbrido plug-in (PHEV) seria usado mais como uma garantia para pegar estrada, quando não houver uma estrutura de recarga rápida.
Falta de estrutura de recarga pode se uma justificativa
Porém, quando o usuário do carro híbrido plug-in (PHEV) não faz a recarga na tomada, o motor a combustão acaba entrando em uso. Para piorar, esse motor vai emitir mais que o de um carro comum, já que ainda terá o sobrepeso das baterias e do motor elétrico, que passam a ser peso morto dentro do veículo.
O estudo sugere que os primeiros usuários dos híbridos plug-in (PHEV) tinham fácil acesso à recarga em sua residências. Porém, os mais recentes não contam com essa estrutura, o que dificulta a recarga. O ICCT recomendou um melhor treinamento do clientes no momento da entrega do veículo nas concessionárias, visto que o carro híbrido plug-in seria mais difícil de ser operado (Será? Basta colocar na tomada!).
A pesquisa ainda sugere adotar medidas para estimular a recarga, como reduzir o tamanho do tanque de combustível (o que entra em choque com a proposta do carro), ou estabelecer um mínimo de distância percorrida no modo puramente elétrico. A informação é do CarBuzz.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!