Carros das marcas Hyundai e Kia estão na mira dos ladrões nos Estados Unidos. Os índices de roubos de veículos das duas marcas explodiram em diferentes regiões do país: o motivo pode ser a facilidade para furtar determinados modelos de ambos os fabricantes.
O maior crescimento ocorreu em Saint Paul, capital de Minnesota, onde houve um aumento de mais de 1.300% em roubos de carros Kia: neste ano, a polícia já registrou 256 ocorrências, ante apenas 18 em 2021. Já os furtos de veículos Hyundai subiram menos, mas, ainda assim, a alta foi expressiva, chegando a 584%, com 212 registros, enquanto, no ano anterior, foram somente 31.
Outras cidades também registraram picos nesses índices. Em Saint Louis, no Missouri, os furtos de carros Kia e Hyundai cresceram 254% e 222%, respectivamente. Já em Grand Rapids, no Michigan, as duas marcas já respondem por 45% de todos os roubos de veículos. Em Memphis, no Tenessee, e em Cincinnati e Columbus, ambas em Ohio, as ocorrências também estão em alta.
De acordo com o site Carscoops, o motivo para a alta nos furtos é a ausência do imobilizador eletrônico de motor em alguns modelos de carros Hyundai e Kia. Ambas as marcas oferecem esse dispositivo para todos os produtos das gamas atuais; porém, até recentemente, não o disponibilizavam para alguns modelos. São exatamente esses veículos mais antigos que se tornaram alvo de criminosos.
Cabe esclarecer que o imobilizador, comum há mais de uma década, tem justamente o objetivo de impedir furtos. No momento em que o motorista destranca as portas ou dá a partida, um chip presente na chave emite um código para a central eletrônica do veículo. Caso não haja uma identificação positiva, a operação não é realizada.
Furtos de carros Hyundai e Kia viralizam em rede social
A polícia de Grand Rapids já começou a investigar a onda de roubos e identificou que a maioria dos criminosos é jovem, sendo que muitos deles ainda estão na adolescência. Vale lembrar que, em quase todos os Estados norte-americanos, a idade mínima para dirigir legalmente é de apenas 16 anos.
Ainda de acordo com as investigações, muitos dos ladrões têm divulgado "dicas" de como furtar carros Hyundai e Kia nas redes sociais, em especial no Tik Tok: trata-se de outro indício de que a faixa etária dos criminosos é, de modo geral, baixa. A polícia, inclusive, atribui o crescimento abrupto nos índices de roubos de veículos das duas marcas à circulação de tais tipos de postagens.
Gosta dos carros Hyundai desenvolvidos para o mercado norte-americano? Então assista ao vídeo com o teste do Azera!