Nos últimos meses, as autoridades dos Estados Unidos vêm registrando um aumento significativo nas ocorrências de roubos de carros Kia e Hyundai. Isso porque alguns modelos mais antigos de ambas as marcas não contam com tecnologias de imobilização eletrônica do motor e, consequentemente, são mais vulneráveis a furtos. Agora, um controvertido desafio do TikTok parece ter piorado ainda mais a situação.
É que alguns usuários da rede social estão roubando carros dessas marcas e postando vídeos de tais ações, que ficaram conhecidas como "Kia Challenge" ou "Kia Boys". O mais curioso é que, para praticar o crime, os tiktokers precisam apenas de um cabo USB: eles simplesmente retiram uma tampa plástica da coluna de direção, plugam o equipamento e dão a partida no motor.
Essa prática só é possível justamente porque alguns modelos mais antigos de ambas as marcas são mais vulneráveis a furtos. De acordo com registros do departamento de polícia de São Petesburgo, na Flórida, os carros da Kia entre os anos de 2011 e 2012 são os que mais sofrem com a onda de roubos. Já entre os veículos Hyundai, os preferidos dos criminosos são os produzidos de 2015 até 2021.
Ainda segundo a polícia de São Petersburgo, de um total de 56 carros roubados na localidade desde odia 11 de julho, nada menos que 23 são das marcas Kia e Hyundai. Os dados das autoridades revelam ainda uma espécie de perfil para os praticantes do desafio do TikTok: a maioria deles tem entre 14 e 17 anos e abandona o veículo depois de praticar a ação criminosa.
Carros Kia e Hyundai mais novos estão fora da onda de roubos
Tal qual já haviam alegado quando surgiram os primeiros relatos sobre o aumento de roubos, Kia e Hyundai afirmam que todos os carros fabricados a partir de 2022 têm um sistema de imobilização que dificulta bastante o roubo: nesses modelos, não é possível dar a partida no motor por meio do cabo USB. Porém, aos proprietários de veículos mais antigos, resta apenas tentar protegê-los dos ladrões do TikTok.
Kia Sportage chegou todo renovado ao mercado brasileiro: assista ao vídeo e conheça a evolução do SUV!