Você já ouviu falar na Letônia? Se não, saiba que é um dos países da região báltica, localizada no norte da Europa. Desde o ano passado, os motoristas de lá estão sujeitos a uma dura lei de trânsito: se forem flagrados dirigindo bêbados, perdem o próprio veículo. Isso mesmo! O veículo não só é apreendido, como passa a ser propriedade do Serviço de Impostos do Estado.
A legislação do país prevê que eles sejam, posteriormente, leiloados. Mas ocorreu um problema: o número de apreensões duplicou devido aos motoristas bêbados. O resultado é que os confiscos ocorrem em volume bem maior que as vendas dos bens já tomados, de modo que começou a faltar espaço nos pátios. Só no primeiro mês em que a lei entrou em vigor, 215 veículos passaram à propriedade do Estado.
E qual foi a solução para esse problema? Simplesmente doá-los. A Letônia, assim como quase todo o bloco europeu, têm apoiado a Ucrânia na guerra contra a Rússia. Entre outros produtos e insumos, os aliados vêm mandado veículos, tanto miliares quanto de uso civil.
A ONG local Agendum, que já estava engajada no envio de automotores para a Ucrânia, ficou responsável pelo destino dos bens confiscados de motoristas bêbados: o primeiro lote, formado por oito automóveis, já rumou para a região do conflito.
Letônia justifica medida com índices de motoristas bêbados
O governo local espera que, com essa medida, os motoristas desistam definitivamente de dirigir bêbados. O número total de autuações em testes de bafômetro no país chegou a aproximadamente 4.300 no ano passado. No mesmo período, foram registrados quase 1.000 acidantes causados por condutores alcoolizados.
E olha que a Letônia já adotava medidas severas antes mesmo da nova lei: motoristas flagrados bêbados tinham a carteira de habilitação cassada, medida que, aliás, continua em vigor e se soma ao confisco do veículo.
Porém, o país não adota a chamada "lei seca" e tolera que os motoristas consumam pequenas quantidades de bebidas. Na Letônia, é absolutamente legal dirigir com até 0,5mg de álcool por litro de ar expelido no bafômetro. Ainda assim, a punição para quem supera esse limite por pequena margem é menos rigorosa. Só a partir de 0,71 mg/L é que ocorre o confisco do veículo do condutor.
Você é um bom ou mau motorista? Assista ao vídeo e descubra!
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!