Até então, a ideia de uma picape da BMW tem sido algo mais imaginário do que real. Afinal, o mais próximo disso que a montadora já nos ofereceu foi um protótipo, a X7, a qual, aparentemente, não se tornará versão de produção - pelo menos, não por enquanto.
A informação foi revelada pelo diretor de design da BMW, Adrian van Hooydonk, em uma entrevista ao BMWBlog. O executivo não enxerga as picapes como uma prioridade para a marca por enquanto. Apesar disso, ele não diz “nunca”, ou seja, não descarta a ideia a longo prazo.
Chefe da BMW fez crítica indireta à Mercedes
Em julho de 2017, a Mercedes apresentou a Classe X na Europa, que marcou a entrada da marca no segmento de picapes.
O modelo, no entanto, foi um fracasso de vendas e um dos maiores vexames da montadora. Ele não durou nem três anos no mercado: no início de 2020, a Mercedes comunicou o fim da produção do veículo.
Frente isso, a BMW, aparentemente, está procurando não cometer os mesmos erros de sua concorrente alemã. Isso porque van Hooydonk deu a entender que, caso uma picape da BMW seja lançada no futuro, ela virá para ficar, o que pode ser interpretado como uma alfinetada ao fracasso da Classe X.
“Se entrarmos no segmento [de picapes], queremos entrar lá a longo prazo”.
Adrian van Hooydonk
Picapes são tendência no mercado
Após o lançamento do Hyundai Santa Cruz e do Ford Maverick, ficou claro que existe um mercado promissor para picapes menores nos EUA. Ao mesmo tempo, as caminhonetes elétricas, como a F-150 Lightning e a Rivian R1T, também têm impulsionado a indústria à medida que a mobilidade se eletrifica.
No mês passado, a Audi também revelou o protótipo Activesphere, um veículo elétrico que pode se transformar em uma picape com o toque de um botão.
No entanto, fazer um veículo conceitual futurista e colocar uma picape em produção são duas coisas muito diferentes. E a própria BMW - que já lançou uma picape conceito, mas ainda é incisiva de que não terá um modelo à venda tão cedo - é um exemplo disso.
Mesmo com o potencial crescimento das picapes no mercado, Adrian van Hooydonk ainda se mantém firme em rejeitar esses veículos por agora.
"Não é algo que encaixa fácil na BMW. Não temos que seguir todas as tendências que estão acontecendo".
Adrian van Hooydonk
Por enquanto, o executivo da BMW afirmou que está apenas observando os seus concorrentes e as tendências que vêm acompanhando os lançamentos cada vez mais tecnológicos de caminhonetes.
“O interessante é que a picape está ficando mais sofisticada. Os drivetrains elétricos estão chegando. Claro, os preços estão subindo. Eles também se tornaram mais refinados. Então, esses são desenvolvimentos interessantes. Mas não é necessário que entremos nessa coisa imediatamente porque, é claro, também deve ser um tanto crível, autêntico também para a marca BMW".
Adrian van Hooydonk
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