A Chevrolet tem planos de produzir carros elétricos no Brasil até 2030. É o que revelou o presidente da General Motors na América do Sul, Santiago Chamorro, durante uma entrevista concedida na manhã desta quinta-feira (20). O executivo também anunciou que o Centro de Desenvolvimento da empresa no país participará do desenvolvimento da nova geração de veículos "verdes" da marca em âmbito global.
De acordo com o executivo, a viabilidade de nacionalizar carros elétricos é indicada por uma pesquisa. Esse estudo revela que 86% dos consumidores do continente que pretendem comprar um veículo novo nos próximos 12 ou 18 meses cogitam um modelo do gênero. Os dados também revelam que 80% dos deslocamentos diários feitos nas grandes metrópoles do país são curtos: têm, no máximo, 45km.
É justamente devido a esse interesse dos consumidores brasileiros, apontado pela pesquisa, que a Chevrolet acredita que operação de nacionalização pode se tornar viável a médio prazo. O estudo ouviu ainda pessoas que já são proprietárias de carros elétricos: todos eles teriam afirmado que não têm a intenção de voltar a adquirir veículos a combustão.
Chamorro admitiu que o preço dos carros elétricos ainda é muito alto, o que acaba limitando a participação deles no mercado. Porém, ponderou que o custo de propriedade desses modelos é menor, já que a energia elétrica tem preço bem mais baixo que o da gasolina ou o do etanol. Os donos de modelos "verdes" também gastam menos com manutenção e com impostos.
Quais serão os próximos carros elétricos da Chevrolet?
Enquanto não avança nos planos de nacionalização, a Chevrolet vai aumentar a própria gama de elétricos com carros importados. O próximo modelo da marca a desembarcar no país será o Bolt EUV, que até apresentado ao público durante o festival Lollapalooza. Além dele, estão confirmados também o Blazer EV e o Equinox EV. De acordo com a fabricante, ambos estão em fase final de desenvolvimento.
Por que os preços de carros subiram tanto? Boris Feldman explica em vídeo!
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!