Lembra-se do Chevrolet Joy, que na verdade é o Onix de primeira geração? Ele já não era mais comercializado no Brasil há cerca de um ano, mas seguia em produção no país, destinado a exportação. Agora, nem isso: o fabricante anunciou o fim da produção de ambos em São Caetano do Sul (SP) a partir desta sexta-feira (28).
O objetivo é abrir espaço para a nova geração da Montana no complexo industrial paulista. Porém, o Joy ganhou uma espécie de sobrevida: a Chevrolet transferiu a produção do modelo para a Colômbia, de onde seguirá sendo exportada para países como Argentina e Paraguai. Vale esclarecer que o atual Onix segue em produção normalmente no Brasil.
De acordo com a Chevrolet, o investimento feito na transferência da fabricação do Joy para a Colômbia chega a US$50 milhões (valor que corresponde a cerca de R$267 milhões. A produção anual por lá será de 35 mil unidades, incluindo as duas configurações da gama: hatch e sedan (Plus): a multinacional pretende exportar nada menos que 70% desse volume.
Chevrolet Joy: de Onix de entrada a modelo independente
A chegada ao mercado brasileiro ocorreu em 2016, ainda como versão: chamava-se Chevrolet Onix Joy. Por sua vez, o sedan seguia a mesma lógica e adotava o nome de Prisma Joy. Desde o início, os dois ocuparam a posição de carros de entrada, sendo os produtos mais acessíveis do fabricante.
Em 2019, após o lançamento da atual geração do Onix, a Chevrolet mudou a nomenclatura, passando a designar os modelos mais antigos como Joy e Joy Plus. Em dezembro de 2021, ambos deixaram de ser comercializados no Brasil, mas continuaram em produção na fábrica de São Caetano do Sul, destinados outros países latino-americanos.
Assista ao vídeo com a avaliação da nova geração do Chevrolet Onix:
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