O 300C é um dos automóveis mais marcantes da história recente da Chrysler. O sedan conseguiu se destacar no mercado graças ao porte avantajado, ao design parrudo e aos motores de alta cilindrada, mas estava defasado: a atual geração tem nada menos que 11 anos de idade. E os dias do modelo estão contados, já que ele sairá de linha. Porém, ao menos, isso ocorrerá em grande estilo!
Para marcar a despedida, o Chrysler 300C ganhará uma série especial: as vendas ainda não começaram, mas o modelo já está em exposição no Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, que abriu as portas nesta quarta-feira (14).
Motorzão V8 é atrativo
Além da nostalgia, a edição de despedida do Chrysler 300C apela para o desempenho: trata-se da versão mais potente da história do sedan, graças à adoção de um motor V8 6.4 Hemi de 492 cv! Até então, a opção mais esportiva da atual geração era um V8 5.7 de "apenas" 368 cv.
De acordo com o fabricante, o novo motor faz com que o Chrysler 300C acelere de 0 100km/h em apenas 4,3 segundos. Para cumprir um quarto de milha (cerca de 400m) saindo da imobilidade, o sedan precisa de apenas 12,4s. Já a velocidade máxima é de 257km/h.
O motorzão trabalha acoplado a um câmbio automático de oito marchas, sendo que a tração é traseira. O modelo traz ainda diferencial de deslizamento limitado, freios de alta performance da marca Brembo e suspensão esportiva. Há até um sistema de escapamento ativo, que pode deixar o V8 mais silencioso ou sonoro, ao gosto do condutor.
Visualmente, o Chrysler 300C de despedida é discreto, mas traz alguns elementos esportivos. Há emblema de identificação na grade frontal, spoiler traseiro e rodas de 20 polegadas. E não há quaisquer elementos cromados na carroceria: no lugar deles, o sedan adota elementos pintados de preto.
História do Chrysler 300C
A Chrysler já havia utilizado o número 300 para batizar modelos durante os anos 60 e 70. Na década de 90, a marca lançou o 300M, que resgatava essa nomenclatura. Em 2004, esse modelo deu lugar a uma nova série 300, adicionada da letra C nas versões top de linha. O porte é semelhante ao do antecessor, mas o design adotou elementos em estilo retrô, e uma nova plataforma trouxe de volta a tração traseira.
A segunda e última geração do 300C chegou ao mercado em dezembro de 2010 e chegou a ser vendido na Europa pela marca Lancia, rebatizado de Thema. As duas linhagens chegaram a ser comercializadas no Brasil, via importação, mas em pequena quantidade.
Assista ao vídeo e conheça as atrações da Chrysler no Salão do Automóvel de Detroit 2022!