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Citroën C3 ganha motor turbo no exterior: e no Brasil?

Nova opção de motorização tem três cilindros e desenvolve 110cv de potência

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No Brasil, a gama do Citroën C3 vem sempre com motores de aspiração natural
No Brasil, a gama do Citroën C3 vem sempre com motores de aspiração natural Foto: No Brasil, a gama do Citroën C3 vem sempre com motores de aspiração natural

No Brasil, a Citroën vende o C3 com duas opções de motorização: 1.0 ou 1.6, ambos de aspiração natural. Nada de opção turboalimentada, como é tendência no mercado. Porém, no exterior, mais precisamente na Índia, o hatch acaba de ganhar essa opção. Esse propulsor equipa a versão top de linha Shine e, curiosamente, vem sempre associado a um câmbio manual de seis velocidades.

O motor turbo em questão é um 1.2 de três cilindros, de origem PSA: ou seja, tem projeto próprio, anterior à formação da Stellantis. Trata-se, grosso modo, da mesma unidade que equipou as gerações anteriores do Peugeot 208 e do próprio Citroën C3, só que dotado do turbocompressor.

No modelo indiano, o motor turbo em questão desenvolve 110cv de potência e 19,4kgfm de torque, sempre com gasolina. Trata-se de um acréscimo significativo em relação ao similar de aspiração natural, que é a outra opção oferecida no país asiático e não passa de 82cv e 11,7kgfm.

Entre os equipamentos, o Citroën C3 Shine indiano, com o novo motor turbo, traz sistema start-stop, assistente de partida em rampas e controles eletrônicos de estabilidade e tração. Claro, não falta uma central multimídia, associada a uma câmera de ré. As informações são do IndianAutosBlog.

Citroën C3 turbo virá para o Brasil?

Tudo indica que a resposta para essa pergunta é não, ao menos na configuração com carroceria hatch. Isso, porque não há qualquer movimentação para o desenvolvimento dessa opção no Brasil. A Citroën até adotará um motor turbo de três cilindros por aqui, mas apenas no C3 Aircross, variante com carroceria distinta, mais longa, capaz de acomodar sete ocupantes.

Vale destacar que esse motor tem projeto completamente distinto: trata-se de uma unidade da gama FireFly, de origem Fiat, que já equipa outros modelos da gama Stellantis. No Pulse e no Fastback, ele desenvolve até 130cv e 20,4kgfm. Em breve, esse propulsor deve equipar também o Peugeot 208.