Alguém (talvez o estagiário!) na Honda do Japão acabou vazando uma imagem do novo Civic Type R no site da marca. Com o lançamento marcado para a próxima semana, até então a versão mais nervosa do modelo ainda não tinha sido mostrada sem a camuflagem vermelha exibida oficialmente no autódromo de Suzuka, no Japão.
O novo Civic Type R é baseado na 11ª geração do modelo, lançada em 2021 nos Estados Unidos e que chega ao Brasil ainda em 2022. A versão nervosa também foi confirmado para o país, onde chega oficialmente pela primeira vez em 2023. Até então, a versão apimentada comercializada no Brasil era a Si.
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Em relação à versão "civil", que ficou bem comportada na geração atual, o Civic Type R traz uma entrada de ar no capô, grade mais ampla com a logomarca da Honda cravada em vermelho, além do para-choque "rasgado", mais agressivo.
As rodas são de 19 polegadas, com pneus de perfil baixo e pinças de freio em vermelho. Como a imagem vazada do Civic Type R foi frontal, não é possível ver a traseira com detalhes. A única coisa que dá para adiantar é o imenso aerofólio. Mesmo com a traseira camuflada, pelas fotos de Suzuka também é possível cravar que o escapamento será triplo.
Civic Type R traz conjunto mecânico aprimorado
Como já falamos, a Honda soube guardar bem as informações do novo Civic Type R. Assim, especula-se que seu motor seja o mesmo 2.0 turbo que já vinha sendo usado, porém atualizado para render 320cv de potência e 40,8kgfm de torque. Como todo esportivo que presta, o câmbio é manual de seis marchas. De concreto, sabe-se que o modelo alcançou os 231km/h no autódromo de Suzuka, em abril, estabelecendo o recorde entre carros de tração dianteira.
Rivalidade acirrada com a chegada do Corolla GR
A chegada do Type R no Brasil pode marcar um novo capítulo na velha rivalidade entre Civic e Corolla. É que a Toyota também confirmou a chegada do Corolla GR (sigla de Gazoo Racing, a sua divisão esportiva). O primeiro ponto interessante é que ambas as carrocerias são hatchback, inédito para o Corolla no Brasil. Ainda falando de design, os apetrechos esportivos deixam os carros quase irreconhecíveis.
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O segundo ponto interessante é a performance. O Corolla RS traz debaixo do capô um motor 1.6 turbo de três cilindros, com injeção direta de combustível, que fornece potência de 304cv a 6.500rpm e torque de 37,7kgfm entre 3.000rpm e 5.500rpm. A transmissão tem câmbio manual de seis velocidades com tração integral.