UAI

Nissan apresenta conceito elétrico com cara de carro de videogame; veja vídeo

Apresentado no Japão, o conceito elétrico da Nissan tem o equivalente a 1.359cv, cabine colorida e visual diferentão; confira

Publicidade
Conceito superfuturista respeita o meio ambiente sem perder a esportividade
Conceito superfuturista respeita o meio ambiente sem perder a esportividade Foto: Conceito superfuturista respeita o meio ambiente sem perder a esportividade

A Nissan revelou o seu mais novo conceito elétrico: o Hyper Force. Último modelo da série de cinco conceitos "hiper" apresentados pela montadora no Japão Mobility Show – o Salão do Automóvel do Japão –, o modelo futurista foi concebido para entusiastas de corridas e jogadores que anseiam pela adrenalina das pistas, mas que também têm consciência ecológica.

Totalmente elétrico, o conceito produz potência de até 1.000kW (o equivalente a 1.359cv), tem tração integral e carroceria leve em carbono de alta resistência. O design exterior é impactante e conta com linhas bem marcadas e, segundo a Nissan, alto desempenho aerodinâmico, desenvolvido em conjunto com a equipe de corrida NISMO. Além disso, o hipercarro conta com condução autônoma avançada 'hyper LIDAR' e conjunto de sensores adaptados à condução esportiva para garantir mais segurança.

Conceito tem dois modos de condução que fazem a cabine mudar de cor

O hipercarro elétrico da Nissan apresenta dois modos de condução: R (corrida) e GT (grand touring). Ao selecionar o modo desejado, a interface gráfica muda de cor e há a exibição das informações mais necessárias para o motorista, de acordo com as circunstâncias de condução selecionada.

Interior conceito elétrico nissan hyper force vermelho R
Modo R é focado na esportividade, por isso, motorista fica mais perto das telas que se iluminam em vermelho

No modo R, a cabine do conceito assume a cor vermelha e cria um cockpit intuitivo centrado no motorista para estimular o foco. Para isso, os painéis estendem-se em direção ao espaço dos assentos, criando a sensação de uma cabine mais "envolvente". Enquanto isso, quatro telas ao redor do volante exibem a aderência e a temperatura dos pneus, a pressão do ar, a temperatura do rotor do freio, a distribuição de potência e outras informações valiosas para a atuação do elétrico em corridas.

Interior conceito elétrico nissan hyper force azul GT
Modo GT preza menos pela esportividade e mais pelo conforto

Já no modo GT, a cabine do conceito se torna azul e as telas ao redor do volante se aproximam do painel e se unem, proporcionando uma experiência mais abrangente. Nesse modo de condução, os controles disponíveis são mais simples, focados nas configurações de ar-condicionado, áudio, suspensão e estabilizador, para uma direção confortável.

Segundo a Nissan, o Hyper Force é a visão da montadora para a produção de supercarros de alta performance totalmente elétricos. "Esses veículos simbolizam o nosso futuro para um mundo mais limpo, mais seguro e mais inclusivo para todos, sem comprometer paixões e sonhos. (...). A Nissan está criando um futuro onde todos podem desfrutar da emoção da mobilidade", afirma o presidente e CEO da Nissan, Makoto Uchida.

Confira vídeo de apresentação do modelo