UAI

Consumo dos novos Polo e Virtus vaza (e não será o mais baixo do país)

Dupla da Volkswagen apresentará upgrade no motor 1.0 turbo flex que será responsável por gastos significativamente menores de combustível

Publicidade
VW-Polo-R-2021-azul-de-frente
VW-Polo-R-2021-azul-de-frente Foto:

Com previsão de lançamento para agosto de 2022, a expectativa era de que Polo e Virtus da linha 2023, que apresentarão uma nova calibragem de 170 TSI do motor 1.0 turboflex, tivessem o menor consumo de combustível do país. Isso porque o propulsor será adequado à fase do Proconve L7, que exige níveis mais rígidos para o controle da liberação de gases poluentes pelos veículos.

Porém, dados revelados pela tabela de 2022 do Programa de Etiquetagem Veicular (PBVE) produzida pelo Inmetro evidenciam que não será bem assim: a reestilização realmente trará consumos de combustíveis menores para os dois carros, mas não a ponto de torná-los os mais econômicos do país.

Qual é o consumo do Polo e do Virtus?

No caso do Polo, o consumo, com etanol, é de 9,6 km/l na cidade e 11,6 km/l  na estrada; com gasolina, são 13,8 km/l e 16,5 km/l na ordem. O Virtus, por sua vez, fará, com etanol, 9,6 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada e, com gasolina, 13,8 km/l  e 16,3 km/l no trânsito urbano e rodoviário respectivamente. 

São médias consideravelmente melhores se comparadas à calibragem 200 TSI das versões antigas do motor de ambos automóveis da Volkswagen, quando a quilometragem por litro tinha os valores de 8,3 km/l; 10,5 km/l; 12,0 km/l; e 14,9 km/l no caso do Virtus e 8,4 km/l; 10,3 km/l; 12,2 km/l e 15,1 km/l no do Polo, seguindo, respectivamente, as modalidades mencionadas anteriormente. 

Segundo a tabela, os dois veículos terão câmbio manual de 5 marchas, sendo que o sedan ainda contará com uma outra versão de câmbio automático com 6 marchas, que fará médias um pouco piores que a versão manual. 

O resultado é que o Polo e o Virtus com o novo motor 1.0 turboflex ainda não superam, em consumo, com o similar Chevrolet Onix Plus, manual de 6 marchas, que faz, na estrada, 16,9 km/l com gasolina e 11,8 km/l com etanol. 

No entanto, liderando essa linha, está o Hyundai HB20S, manual de 6 marchas, que apresenta maior eficiência chegando a 10,1 km/l nas vias urbanas e 11,9 km/l nas vias rodoviárias com combustível vegetal e 14,4 km/l e 16,9 km/l com gasolina, na ordem. 

O VRUM já testou o Polo na versão esportiva GTS: assista ao vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=UiCnODTkom0