Um grupo de torcedores do País de Gales, no Reino Unido, decidiu viajar até o Catar para assistir os jogos de sua seleção, que está de volta à Copa do Mundo após 64 anos. Ao invés de embarcarem em um avião, eles optaram por fazer a viagem em um MG 4 EV, hatch elétrico da marca inglesa, percorrendo quase 8 mil quilômetros.
Liderados pelo ex-jogador do Cardiff City Scott Young, os quatro torcedores deixaram o País de Gales em 28 de outubro e partiram para Doha (capital do Catar) dizendo que "se o País de Gales pode chegar à Copa do Mundo contra a estatística, então nós também podemos".
A viagem não era fácil, tendo em vista a escassez de pontos de recarga da bateria do carro elétrico ao longo do caminho.
"São bem comuns os pontos de carregamento na parte Norte da Europa, mas entre Belgrado (capital da Sérvia) e o Norte da Macedônia as distâncias são um pouco maiores", disse o ex-jogador e torcedor.
Torcedores não conseguiram chegar até a Copa do Mundo com o carro, mas trouxeram uma roda
Durante o trajeto, os torcedores coletaram mensagens de apoio ao País de Gales ao longo do caminho, além de pararem em pontos de referência relacionados ao futebol, como a sede da Uefa em Genebra, na Suíça.
- Copa do mundo: qual carro é o maior craque da história dos 10 países favoritos?
- Hyundai HB20 ganha série especial da Copa do Qatar
Apesar de todo o esforço na viagem, o grupo não conseguiu completar o percurso, que compreendia 19 países. Depois de terem passado pela França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Áustria, Eslovênia, Croácia, Sérvia, Macedônia do Norte, Grécia, Israel e Jordânia... o carro não teve autorização para entrar na Arábia Saudita.
Os torcedores galeses temiam que a falta de pontos de carregamento de carros elétricos em alguns países dificultasse a viagem, mas, no final, foi a lei saudita que acabou com o sonho de chegarem de carro à Copa do Mundo. Na Arábia Saudita não são permitidos carros com volante do lado direito.
"Nos disseram que os carros com volante à direita prejudicam o mercado local", disse Nick Smith, um dos torcedores. Nick diz que o grupo ficou "dois ou três dias tentando encontrar a solução ou a permissão correta", mas não conseguiu.
O País de Gales estreou contra os Estados Unidos nesta segunda-feira (21), em partida válida pela primeira rodada do grupo B.
Fonte: BBC
- Acompanhe os vídeos do VRUM no Youtube e no Dailymotion: lançamentos, testes e dicas