No Brasil, o Corsa marcou época, mas ficou no passado. Afinal, por aqui, o compacto da Chevrolet saiu de linha em 2012, sendo que a configuração Classic ainda sobreviveu até 2016. O que muita gente não sabe é que o modelo continuou sendo fabricado na Europa, ganhando, inclusive, três gerações posteriores. Como a produção por lá também começou bem antes, em 1982, a gama acaba de completar 40 anos.
Na verdade, quando chegou ao Brasil, o Corsa já estava na segunda geração na Europa. O mercado nacional nunca conheceu o modelo original, que tinha linhas quadradas, bem diferentes das linhagens subsequentes. O mercado nacional ainda ganhou a segunda safra, que na verdade era a terceira em âmbito global, mas a coisa parou por aí. No exterior, o compacto está, atualmente, na sexta geração.
Ao longo desses 40 anos, a produção do Corsa na Europa já atingiu nada menos que 14 milhões de unidades (e continua aumentando). Confira a linha do tempo e entenda a evolução do modelo no velho continente:
- 1982: lançamento da primeira geração do Corsa (que não existiu no Brasil)
- 1993: lançamento da segunda geração (que chegou ao Brasil em 1994)
- 2000: lançamento da terceira geração (que chegou ao Brasil em 2002)
- 2006: lançamento da quarta geração (nem ela nem as linhagens seguintes vieram ao Brasil)
- 2014: lançamento da quinta geração
- 2019: lançamento da sexta e atual geração
Corsa passou da GM para a Stellantis
No velho continente, o Corsa ostenta as marcas Opel e Vauxhall, sendo essa última restrita aos países do Reino Unido. Inicialmente, ambas as empresas integravam o grupo GM, juntamente com a Chevrolet, que nacionalizou a gama. Em 2017, as duas subsidiárias europeias passaram a integrar o Grupo PSA, que por sua vez deu origem à Stellantis em 2021. E o compacto sobreviveu a todas essas mudanças.
Assista ao vídeo e relembre a quinta geração do Corsa, que só existiu na Europa: