UAI

Dacia usa bolsa de água quente para 'trollar' a BMW

Marca alemã de carros de luxo vem condicionando aquecimento dos bancos a pagamento de mensalidade

Publicidade
Brinde é muito útil no período de inverno da maioria dos países europeus
Brinde é muito útil no período de inverno da maioria dos países europeus Foto: Brinde é muito útil no período de inverno da maioria dos países europeus

Os serviços por assinatura já são comuns para os automóveis, principalmente no exterior. Na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, vários fabricantes oferecem planos de cobrança mensais com determinados benefícios. Porém, alguns deles parecem estar passando da conta: é o caso da BMW, que incluiu a função de aquecimento dos bancos (muito útil em países frios) nesse esquema.

Isso significa que, apesar de os veículos já saírem da fábrica equipados com tal dispositivo, ele só funciona de o proprietário aderir ao plano mensal. Logicamente, essa estratégia é polêmica e vem desencadeando protestos de parte dos motoristas. E quem acabou tirando proveito da controvérsia foi a Dacia, marca de origem romena pertencente à Renault, que lançou uma ação de marketing provocadora.

A fabricante decidiu oferecer, como cortesia, bolsas de água quente para os clientes. Isso, porque os carros da Dacia estão entre os mais acessíveis do mercado europeu e, consequentemente, nem todos eles dispõem de sofisticações. Ainda assim, as versões top de linha de Sandero, Stepway, Duster e Jogger, vêm com a função de aquecimento de bancos; e ao contrário da BMW, elas não impõem gastos extras.

De qualquer modo, graças ao item, até os proprietários das configurações básicas poderão aquecer os assentos dos veículos sem qualquer custo adicional. De quebra, com tal ação, a Dacia ainda resgatou um antigo slogan: "iguais aos outros carros, só que mais baratos". Foi com esse lema - e com uma gama de produtos simples e acessíveis - que a empresa expandiu a atuação para toda a Europa, décadas atrás.

A cortesia da Dacia, que é uma provocação aberta à BMW, ocorrerá nas cidades de Londres, Manchester e Swansea, na Inglaterra. Entre os próximos dias 1 e 2 de fevereiro, concessionárias na marca nessas três localidades distribuirão, cada uma, 25 bolsas de água quente para compradores de veículos.

BMW não é a única a aderir às mensalidades

Apesar de a Dacia ter provocado a BMW, outras marcas também lançam-mão de estratégia semelhante para determinados equipamentos. É o caso da Tesla, que amplia as funções de direção autônoma dos veículos diante de pagamento de mensalidade, e da Mercedes-Benz, que oferece mais potência e menor diâmetro de giro para alguns modelos por meio de planos por assinatura.

Já testamos o novo Renault Duster, que é igual ao similar da Dacia vendido na Europa: assista ao vídeo!

https://youtu.be/rkV8UULgFrs