A DeLorean Motor Company (DMC) está sofrendo um processo nos Estados Unidos por supostamente ter roubado informações secretas de uma start-up de veículos elétricos, a Karma Automotive. A ação surge após o lançamento do DeLorean Alpha 5, uma releitura eletrificada do DMC-12, o carro do filme 'De Volta Para o Futuro'.
Após ter falido em 1982, a DMC se reergueu e voltou ao mercado anunciando o Alpha 5, veículo elétrico que será vendido em pequeno volume. Durante as negociações do então projeto de veículo novo, a empresa fez reuniões com a Karma Automotive para uma possível parceria na produção.
A parceria melou, mas, de acordo com a start-up, os executivos da DeLorean roubaram informações, materiais e modelos confidenciais para utilizar no novo Alpha 5. A denúncia aponta quatro responsáveis pelo crime e um deles é o próprio CEO da DeLorean, Joost de Vries.
Em nota, o executivo chamou a acusação de "sem fundamento" e afirmou: “O projeto morreu devido à incapacidade da Karma de financiar ou produzir produtos necessários para avançar nas negociações com a DMC. A DeLorean Motors Reimagined é uma entidade completamente nova com um veículo elétrico novo, não relacionado ao projeto de réplica (do DeLorean orginal)”.
'Máquina do tempo' da DeLorean virou carro de luxo
O cientista Doc Brown ficaria surpreso se conhecesse o novo Alpha 5 no ano de 2022. Inspirado no cupê dos anos 1980, o veículo também tem abertura das portas do tipo asa de gaivota e capacidade para quatro passageiros. Ele é enorme: são 5 metros de comprimento e 2m de altura.
A motorização não foi revelada ainda, mas já se sabe que o EV de luxo tem uma bateria de 100kWh com autonomia para 483 quilômetros. Além disso, acelera até 100 km/h em apenas 3 segundos.
O valor do carro é de U$ 175 mil, que na conversão direta para o real passa de R$ 880 mil. Apesar do preço, ele não realiza viagens no tempo.
- Você já conhece o canal do Vrum no YouTube? Clique aqui e acesse todos nossos vídeos