UAI

DeLorean Motor Company processa NBC por 'De Volta para o Futuro'

Empresa que adquiriu a DMC processa dona da Universal Pictures por não pagamento de royalties por sua máquina do tempo

Publicidade
Carroceria sem pintura em aço escovado e portas que abrem para cima são os diferenciais do DMC-12
Carroceria sem pintura em aço escovado e portas que abrem para cima são os diferenciais do DMC-12 Foto: Carroceria sem pintura em aço escovado e portas que abrem para cima são os diferenciais do DMC-12

Um dos protagonistas da sequência De Volta para o Futuro (Back to the Future) é, sem dúvida, o DeLorean. Pois, o DMC-12 convertido em máquina do tempo no final de 1985 continua dando o que falar até hoje.

É que a empresa que comprou a DeLorean Motor Company (DMC) está processando a NBC Universal (proprietária da Universal Pictures) quanto ao pagamentos de royalties pelo uso do DeLorean na trilogia De Volta para o Futuro. A informação é do Los Angeles Times.

Acordo seria o pagamento de 5% da receita de merchandising

Hoje a marca DMC pertence a um grupo do Texas que, em 1997, adquiriu os ativos de uma holding. Essa holdinghavia comprado, em 1982, o estoque e a propriedade intelectual do fabricante. De acordo com a acusação, o acordo original firmado por John DeLorean estabelecia que sua empresa ganharia 5% da receita de merchandising e parcerias comerciais relacionadas aos filmes.

A NBC Universal estaria quebrando esse contrato. Porém, a proprietária da Universal Pictures nega a acusação. O processo não estabelece a quantia a ser paga, porém descreve que a DMC pediu um relatório contábil da quantia envolvida nesse acordo. A NBC teria se negado a prestar esse esclarecimento, tampouco detalhar a extensão do contrato.

O DeLorean foi um fracasso de vendas

Apesar da popularidade que o DMC-12 ganhou após o lançamentos de De Volta para o Futuro, o modelo é considerado um grande fracasso. O visual moderno, as portas que abrem para cima e a carroceria em aço escovado (sem pintura!) são mesmo de impressionar, mas um veículo vai muito além de seu projeto.

Apesar da empresa ser americana, o DMC-12 começou a ser fabricado no início de 1981 na Irlanda do Norte. Antes de criar o DeLorean, o engenheiro John DeLorean teve uma carreira de sucesso na indústria automobilística americana, tendo o Pontiac GTO como um dos seus cases.

Um dos problemas apontados para o fracasso da DeLorean Motor Company foi a falta de experiência dos funcionários da fábrica, o que teria culminado em problemas de qualidade. Talvez por esse motivo, também não houve demanda pelo modelo, e a marca decretou falência já em 1982.

https://www.dailymotion.com/video/x8dqnf6