UAI

Design dos carros modernos é 'arrogante' e 'incomoda' as pessoas, diz executivo

Thomas Ingenlath, CEO da marca sueca Polestar, criticou as tendências estilísticas atuais durante entrevista

Publicidade
CEO da Polestar defende design mais limpo e funcional
CEO da Polestar defende design mais limpo e funcional Foto: CEO da Polestar defende design mais limpo e funcional

O CEO da marca sueca Polestar, que é especializada em carros elétricos e integra o grupo Volvo - atualmente nas mãos da chinesa Geely -, criticou duramente o design da indústria automobilística em geral. O executivo em questão é Thomas Ingenlath: ele deu as declarações durante uma entrevista ao programa Top Gear.

“Quando se anda por uma rua, todos os carros estacionados parecem estar gritando com você. É uma atitude muita arrogante, de realmente incomodar as pessoas."

Thomas Ingenlath, CEO da Polestar

O executivo declarou ainda que o design dos carros tem uma “ênfase excessiva na expressividade”, dando a entender que a aparência deles deveria ser mais discreta. Porém, o entrevistado não citou nominalmente quais fabricantes do setor estariam desenvolvendo os veículos mais espalhafatosos.

Coincidência ou não, a escola escandinava de design, região onde a Polestar está sediada, é uma das mais tradicionais do planeta e prioriza justamente conceitos como funcionalidade e minimalismo. E isso vale não apenas para carros, mas também para mobiliário, equipamentos eletrônicos e até para obras arquitetônicas.

Design dos carros está mais chamativo

As declarações do CEO da Polestar podem até soar um tanto exageradas, mas até que fazem sentido. É que, após a virada do século, o design dos carros realmente ficou mais rebuscado, com muitos vincos nas carrocerias, grandes tomadas de ar na dianteira e vários apliques cromados, entre outros detalhes.

Alguns carros mais recentes, inclusive, têm sido criticados pelo exagero em alguns elementos de design. É o caso, por exemplo, da BMW, que vem adotando grades dianteiras grandes demais em alguns modelos. Também é o caso da caminhonete Tesla Cybertruck, cuja aparência remete a um veículo militar.

No Brasil, uma marca que parece ilustrar as declarações do executivo é a Hyundai. Nos últimos anos, a marca coreana adotou um design bastante rebuscado em seus caros, que vem gerando críticas nas redes sociais. O SUV Creta, por exemplo, ganhou um visual que recorta linhas curvas e retas. Situação semelhante ocorreu com a gama HB20, que está prestes a ganhar uma atualização.

O VRUM já acelerou o SUV sueco elétrico Volvo C40 Recharge: assista ao vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=Mrcl8fF0ZdU