Por que tirar de uma Land Rover o motor série IIA 2.25 litros, bem lento e barulhento, para colocar no lugar um propulsor ainda mais lento, barulhento e poluente? "Todos precisamos de um hobby e eu adoro fazer coisas difíceis", explicou o britânico Frank Rothwell, avô de três crianças.
Querendo agradar seus netos, o engenheiro de 67 anos decidiu transformar uma Land Rover Defender em um veículo movido a vapor, tal qual um trem antigo. Para isso, ele foi até uma empresa de ferro-velho e comprou uma Land Rover Defender de 1967 – que estava abandonada – por apenas 4 mil libras, o que equivale a aproximadamente R$ 23.500 na conversão direta.
O idoso conta que, para criar o mecanismo a vapor, ele gastou 24 mil libras (R$140 mil) e dedicou mais de 400 horas ao projeto. A então "lata velha" foi equipada com uma caldeira de carvão que ferve a água até convertê-la em vapor, que, por sua vez, alimenta o motor e faz girar as rodas.
O carrinho tem até o famoso apito de trem que faz "tchu-tchuuuu". Quando se puxa a válvula de apito do veículo, um cilindro se abre e libera vapor, que escapa sob uma grande pressão e faz o barulho característico.
Batizada de 'Mildred', a Land Rover modificada tem uma chaminé na frente e leva uma fornalha próxima aos assentos. No auge do seu funcionamento, a pleno vapor, o veículo chega a 20km/h e tem um consumo de 45kg de carvão por hora.
Frank Rothwell conta que os netos amaram a engenhoca, mas sua esposa já não gostou tanto. Apesar desse detalhe, o interessante é que o possante tem placa e foi homologado pelos órgãos reguladores do Reino Unido, podendo assim circular pelas vias públicas.
No documento, o carro não está descrito como 'Land Rover', mas sim como 'Mildred', seu nome. Confira a Mildred em plenos vapores no vídeo abaixo:
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