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Fábrica Anchieta da Volkswagen retoma 100% da produção

Planta responsável pela produção do Nivus, Polo, Virtus e Saveiro voltou à normalidade após dois meses de jornadas de trabalho reduzidas

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Produção na fábrica da Wolkswagen foi suspensa por alguns dias devido à ausência de semicondutores
Produção na fábrica da Wolkswagen foi suspensa por alguns dias devido à ausência de semicondutores Foto: Produção na fábrica da Wolkswagen foi suspensa por alguns dias devido à ausência de semicondutores

A Volkswagen anunciou a retomada integral das atividades na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Cerca de 4,5 mil funcionários das linhas de montagem estavam com jornadas de trabalho e salários reduzidos desde o fim de junho, devido à escassez de semicondutores (componentes eletrônicos dos veículos), que acabava por inviabilizar a produção.

A retomada da fábrica responsável por produzir modelos como o Nivus, Polo, Virtus e Saveiro só se tornou possível agora por conta de uma reposição momentânea dos itens. A crise atinge várias outras fabricantes, como a Fiat, que em junho concedeu férias coletivas para metade dos funcionários.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, haverá análise mês a mês para avaliar o cenário e decidir se a produção cheia será mantida, tendo em vista que a falta de suprimentos ainda não foi totalmente superada. A Volkswagen se manifestou dizendo que em setembro não haverá novas reduções de jornada.

Atividades na fábrica de Taubaté da VW foram paralisadas

Por mais que a produção em São Bernardo do Campo tenha voltado ao normal, as coisas não vão bem em Taubaté (SP). Na cidade do interior paulista, quase 800 trabalhadores estão em regime layoff, ou seja, uma suspensão temporária do contrato de trabalho.

A paralisação começou no dia 1º de setembro e poderá durar de dois a cinco meses. Nessa unidade, são produzidos o VW Gol, Voyage e alguns motores. O Polo Track também é cotado para ser produzido por lá.

Crise da falta de semicondutores

Os semicondutores são materiais capazes de conduzir baixas correntes elétricas, utilizados majoritariamente como matéria-prima para a fabricação de chips. Em detrimento da pandemia, a produção de veículos foi desacelerada e muitas montadoras suspenderam as encomendas dos itens.

O setor automobilístico tinha a expectativa de que o fornecimento desses componentes fosse restabelecido neste semestre, mas a persistência da guerra da Rússia com a Ucrânia e os novos lockdowns na China adiaram a esperança das empresas. Agora, ficou para 2023 a previsão da volta à normalidade do suprimento.

https://www.youtube.com/watch?v=VWV29LvrdLU