A Ferrari 250 GT Breadvan, de US$ 30 milhões, lançada em 1962, bateu em uma parede de contenção do Le Mans Classic, tradicional evento de corrida de carros vintage sediado na França. O histórico e único modelo de corrida ganhou, então, outra cicatriz. Apesar de não ter sido a primeira vez que ele se acidentou, a batida do último fim de semana pode ser considerada a pior de todas.
No vídeo acima, publicado no Twitter, é possível ver a Ferrari deslizando para trás em alta velocidade e atingindo os muros da pista. As causas do acidente não são claras ainda, mas pode-se supor que a parede de pneus deslocada ao fundo pode ter causado confusão no piloto, levando-o a perder o controle ao sair da curva anterior.
Pelas imagens, pode-se observar que boa parte da lateral direita do automóvel chocou-se, danificando, aparentemente, o farol, o para-lama, a roda, o capô, a porta, o para-choque e outros. Danos na parte mecânica do carro, muito provavelmente, também foram causados.
Tratam-se de circunstâncias muito mais severas do que as do último incidente, em 2015, no Goodwood, na Inglaterra, quando a Ferrari 250 GT Breadvan sofreu colisões em uma disputa na pista.
A história da Ferrari 250 GT Breadvan
A Ferrari 250 Breadvan foi encomendada no início dos anos 1960 para Giovanni Volpi, um renomado piloto de Fórmula 1. A encomenda foi motivada após a Ferrari ter recusado vender um de seus mais recentes e melhores modelos da época para Giovanni.
Com um corpo leve e aerodinâmico, além de estilo shooting brake, o modelo Breadvan foi produzido de forma exclusiva para atender ao piloto. O seu design único e incomum garantiu, rapidamente, o seu lugar nas corridas vintage, como na do Le Mans Classic, onde ele se acidentou no último fim de semana.
O Le Mans Classic, realizado bienalmente, é um evento de carros esportivos antigos que acontece no Circuit de la Sarthe, na França. A corrida vintage coloca carros históricos de Le Mans (ou substitutos apropriados) uns contra os outros para que os pilotos modernos possam reviver eras passadas das corridas. Nessa ocasião, o propósito é, de fato, ver quem é mais rápido. Essa competitividade, portanto, acaba colocando dezenas de milhões de dólares em risco, como aconteceu.
Confira os vídeos do VRUM no canal do Youtube: dicas, testes e lançamentos