UAI

Ferrari Purosangue tem fila de espera de dois anos; pedidos são suspensos

Apesar de alta demanda pelo SUV, marca italiana não pretende aumentar a produção

Publicidade
Purosangue é o primeiro SUV da Ferrari
Purosangue é o primeiro SUV da Ferrari Foto: Purosangue é o primeiro SUV da Ferrari

Você tem alguns milhões sobrando e pretende gastá-los na compra de um SUV superluxuoso? Pois então, eis uma má notícia: o objeto da compra não poderá ser um Ferrari Purosangue. É que, devido à alta demanda por esse modelo, o fabricante suspendeu os pedidos por esse modelo, após a fila de espera atingir a marca de dois anos.

O "detalhe" é que, no exterior, o preço do Ferrari Purosangue é de aproximadamente US$400 mil, valor que equivale a mais de R$2 milhões. Outro fator que parece não ter desencorajado a clientela é que a marca italiana ainda não entregou unidade alguma do SUV: afinal, ele tem produção artesanal, que, consequentemente, é bem mais demorada que a de um carro convencional.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o Ferrari Purosangue:

https://www.youtube.com/watch?v=Y0CPrFtwb4g

Apesar da alta demanda, a Ferrari afirma que não aumentará o volume de fabricação do Purosangue: a estimativa da empresa é de somente produzir de 2.000 a 3.000 unidades do SUV por ano. Porém, compradores que já são clientes da marca terão prioridade. Aos demais, resta esperar dois anos até que novos pedidos sejam aceitos, ou então recorrer ao mercado de seminovos.

Concorrente também está com vendas em alta

Fato curioso é que a Lamborghini adotou estratégia contrária com o Urus, que é rival direto do Ferrari Purosangue e já está no mercado. A marca concorrente também recebeu grande quantidade de pedidos pelo modelo, mas, diante disso, decidiu aumentar a produção, que, no ano passado, chegou a 5.021 unidades. A empresa até expandiu a fábrica de Sant’Agata Bolognese, na Itália, para atender à demanda.

Essa distinção entre as estratégias comerciais parece ser motivada pelo papel os SUVs desempenham na gama de cada marca. Enquanto o Urus representa 60% das vendas da Lamborghini, o Purosangue deve ficar com um percentual de apenas 20% dentro da gama Ferrari. Ainda assim, no volume total, os bólidos da casa de Maranello superam, em volume de comercialização, os da marca de Sant’Agata Bolognese.

Sobre o Ferrari Purosangue

O Purosangue é o mais potente entre os SUVs de altíssimo desempenho que chegaram ao mercado atualmente. Equipado com um motor V12 que entrega potência de 725cv de potência e 73,1kgfm de torque, o modelo acelera de 0 a 100km/h em apenas 3,3 segundos. A velocidade máxima é de 310km/h, segundo o fabricante.